Veja o que os recrutadores mais olham no currículo
Prévia de um currículo dura cerca de 30 segundos.
Veja dicas de como manter o documento entre os que serão analisados.
Em meio a tantos currículos que chegam aos recrutadores, que informações captam a atenção deles? De acordo com o Love Mondays, site de avaliações de empresas, salários e vagas de emprego, uma prévia de um currículo dura cerca de 30 segundos, tempo suficiente para saber se ele deve ser mantido ou descartado.
De acordo com o site, os analistas de RH geralmente atentam às informações principais para, então, decidir se o currículo merece ou não ser analisado, e é nesse momento que o candidato precisa “fisgar” o seu futuro empregador.
Veja abaixo as dicas divulgadas pelo Love Mondays que garantem que o currículo seja atraente e fique na lista dos que merecem ser analisados depois:
Especifique qual é o seu momento atual
Coloque, logo no início do currículo, qual é a sua ocupação atual – ou mais recente, se estiver desempregado. Tenha sempre em mente que dois ou três empregos mais recentes que você teve são as coisas que chamam a atenção do recrutador primeiro.
Atenção às palavras-chave
Ao bater os olhos no seu currículo, o recrutador já busca alguns termos específicos da vaga que ele precisa preencher. Se, por exemplo, você trabalha com tecnologia, termos como HTML, CSS ou WordPress devem estar inseridos no seu currículo.
Cuidado com a apresentação
Nada de encher o currículo de informações e deixá-lo poluído. Seu currículo deve ser limpo, organizado, com boa formatação e ter português impecável. Qualquer falha nesses quesitos já conta como ponto negativo.
Invista na força dos nomes
Estudou em uma universidade de ponta, fez uma pós-graduação ou curso no exterior? Deixe essa informação o mais visível possível, pois instituições de renome saltam aos olhos dos recrutadores. Empresas famosas pelas quais você tenha passado também merecem destaque.
Proximidade da empresa
Seu endereço residencial conta muito para os recrutadores. Ele pode até ser a primeira informação que eles procuram, pois dá uma noção da viabilidade ou não de contratar o profissional, já que, geralmente, são preferidos os que não demoram muitas horas para chegar ao trabalho.