
Twitter, 7 anos: 200 milhões de usuários e um grande desafio
Às 18h02 (horário de Brasília) do dia 21 de março de 2006, nascia um dos maiores fenômenos tecnológicos e culturais da web: o Twitter.
Às 18h02 (horário de Brasília) do dia 21 de março de 2006, nascia um dos maiores fenômenos tecnológicos e culturais da web: o Twitter. Curiosamente, o microblog não surgiu para se tornar uma ferramenta popular. Nascido twittr (nome inspirado no site de compartilhamento de imagens Flickr), ele foi criado por Jack Dorsey (programador de software), Evan Williams (fundador do Blogger) e Biz Stone (o outro homem por trás do Blogger) como um projeto paralelo de uma empresa de podcasting, a Odeo.
A ideia era usar a ferramenta de microblog de 140 caracteres para promover a troca de mensagens de texto no âmbito empresarial. Foi muito além. Hoje com 200 milhões de usuários – segundo informa a própria empresa nesta quarta-feira –, o Twitter se tornou um espaço de diversão, autopromoção, informação e, especialmente, compartilhamento. Williams e Stone já deixaram a empresa, mas a permanência de Dorsey no comando da companhia mostra que seu destino é resumido a um termo: segunda tela. Ele define o hábito de usar a internet para comentar um programa de TV em tempo real.
Atualmente, 400 milhões de tuítes são postados diariamente. Em grande parte, são conteúdos com as mais variadas intenções, mas dedicados a discutir assuntos do cotidiano.
O vídeo produzido pela companhia (abaixo) para celebrar a data mostra a importância da ferramenta. Por quase dois minutos, as atividades mais recordadas pelo Twitter são relativas aos eventos transmitidos na televisão e que atraem a atenção de todo o planeta. São os casos dosJogos Olímpicos de Londres, em 2012, ou da reeleição de Barack Obama nos Estados Unidos. Um olho na tela e outro no teclado para registrar o acontecimento.