Tempestade de areia deixa mortos e leva centenas a hospitais no Líbano
Pelo menos duas pessoas morreram e 750 foram hospitalizadas. Problema também atingiu Síria, Israel, Jordânia e Chipre.
Pelo menos duas pessoas morreram e centenas tiveram problemas respiratórios e foram hospitalizadas no Líbano nesta terça-feira (8), devido a uma tempestade de areia que atingiu parte do Oriente Médio, segundo informações da Reuters. A tempestade também afetou a Síria na segunda-feira (7), além de Israel, Jordânia e Chipre.
Quem precisar sair de casa deve utilizar máscaras cobrindo o rosto.Segundo o Ministério da Saúde libanês, duas pessoas morreram e 750 foram hospitalizadas com problemas para respirar. O ministério orientou a população a permanecer dentro de ambientes fechados – principalmente pessoas com problemas de saúde, grávidas e idosos.
A visibilidade foi reduzida para poucos metros no mar na capital Beirute, onde as pessoas se moviam lentamente em meio à tempestade. Em Trípoli, lojas e restaurantes estavam fechados.
Tempestade de areia atinge Beirute, no Líbano. Ao menos duas pessoas morreram. (Foto: Joseph Eid/AFP)
Tempestade de areia atinge Beirute, a capital do Líbano, nesta terça-feira (8) (Foto: Hussein Malla/AP)
Os serviços meteorológicos preveem que a tempestade durará mais dois dias.
As tempestades de pó e areia são frequentes no Oriente Médio devido às massas de ar que procedem do deserto, neste caso do Iraque, situado ao leste do Líbano.
Mesmo assim, a imprensa libanesa polemizou e ironizou este fato, qualificando de "praga bíblica", já que ocorre junto a uma grave crise política no Líbano, exacerbada pelo problema dos resíduos urbanos na capital.
Mulher cobre o rosto durante tempestade de areia em Beirute, no Líbano, nesta terça-feira (8) (Foto: Joseph Eid/AFP)