NOTÍCIAS

Suíços reinventam aparelhos hospitalares para os trópicos

Suíços reinventam aparelhos hospitalares para os trópicos



Bertrand Schönenberger e Klaus Klaiber acreditam, como Mohamed Ali, que nada é impossível. (swissinfo)

Bertrand Schönenberger e Klaus Klaiber acreditam, como Mohamed Ali, que nada é impossível. (swissinfo)

Propor um sistema de raios-x e ultra-som robusto e dez vezes mais barato do que os outros é o desafio da EssentialTech, uma iniciativa da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL). Para o instituto tecnológico suíço, os equipamentos médicos enviados aos países do sul não são adequados.

"Não se trata de versões baratas do que já existe. Temos que reinventar tudo, a partir de uma folha em branco ", explica Klaus Schönenberger, responsável do programa EssentialTech. Doutor em microtecnologia, especializado na indústria de aparelhos hospitalares, Schönenberger diz que teve uma espécie de revelação, em 2009, ao ler o relatório anual de uma das gigantes do setor “cujas vendas no hemisfério sul foram praticamente iguais a zero".
 
Junto com Bertrand Klaiber, engenheiro eletrônico com boa experiência em estratégia de marketing, e Beat Stoll, médico especializado nas condições de saúde pública da África subsaariana, Schönenberger cria então a fundação EssentialMed .

O programa está no título. A questão é reinventar a tecnologia médica que os países em desenvolvimento precisam e que funcione em condições extremas. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 70% dos equipamentos de ponta enviados aos hospitais da África não são empregados. O uso intensivo, o calor, a umidade, a poeira, uma corrente elétrica instável, a falta de manutenção e de conhecimento acabam rapidamente com essas máquinas sofisticadas demais para a região.

O primeiro produto previsto pela EssentialTech será um aparelho de imagens clínicas que combina raios-x e ultrassom.