Robô humanoide liderou a orquestra nacional da Coreia do Sul
O robô de dois braços denominado EveR 6, projectado pelo Instituto Coreano de Tecnologia Industrial, fez sua estreia no Teatro Nacional da Coreia, em Seul, liderando os músicos da orquestra nacional do país
Um robô androide subiu ao palco na passada sexta-feira, 30 de Junho, e tornou-se num verdadeiro maestro ao liderar uma apresentação da orquestra nacional da Coreia do Sul, em Seul.
O robô de dois braços denominado EveR 6, projectado pelo Instituto Coreano de Tecnologia Industrial, fez sua estreia no Teatro Nacional da Coreia, em Seul, liderando os músicos da orquestra nacional do país.
O robô, com rosto humanoide, primeiro curvou-se para o público e depois começou a agitar os braços para controlar o ritmo do show ao vivo.
Choi Soo-yeoul, maestro que conduziu a performance ao lado do robô, comentou: “Os movimentos de um maestro são muito detalhados. O robô foi capaz de apresentar esses movimentos detalhados muito melhor do que eu imaginava”. No entanto, Choi apontou uma “fraqueza crítica” de EveR 6: a incapacidade de ouvir.
Já um membro da plateia de nome Song In-ho de 62 anos, disse que a performance de EveR 6 parecia estar num nível elementar e acrescentou que “acho que seria capaz de conduzir sozinho quando equipado com inteligência artificial para entender e analisar a música”.
O robô humanoide guiou três das cinco peças apresentadas, incluindo uma conduzida em conjunto com Choi.
Fonte: CNN