
RENOMADO PSICÓLOGO DIZ QUE SOCIEDADE ESTÁ PREJUDICANDO MENINOS, E A IGREJA DEVE SALVÁ-LOS
O canadense Dr. Jordan Peterson pediu para que as igrejas parem de lutar por justiça social e cumpram seu papel: cuidar de almas
O renomado psicólogo canadense Dr. Jordan Peterson diz que os jovens, especialmente os meninos, estão enfrentando uma “desmoralização” no mundo e ele está instando a igreja cristã a se envolver mais em alcançar a próxima geração.
Em um vídeo recente no YouTube intitulado “Mensagens para igrejas cristãs”, Peterson explicou que quando ele adotou uma “abordagem psicológica” enquanto falava sobre a Bíblia, a maioria de seus ouvintes acabou por ser homens jovens.
“Esse não é um fenômeno que pode ser facilmente contabilizado, mas deixe-me tentar”, disse o Dr. Peterson. “Agora, no Ocidente, por causa do peso da culpa histórica que está sobre nós, uma variante do sentido do pecado original em um sentido muito real, e por causa de uma tentativa muito real daqueles possuídos pelo que poderia ser descrito como ideias inúteis para armar essa culpa, nossos jovens enfrentam uma desmoralização que talvez seja incomparável.”
“Isso é particularmente verdade para os homens jovens, embora qualquer coisa que devasta os jovens eventualmente fará o mesmo com as mulheres jovens”, acrescentou, referindo-se ao anti-natalismo e ao niilismo.
Peterson continuou: “Quando são crianças, os meninos são intimidados por suas preferências de brinquedo, que muitas vezes incluem armas de brinquedo e seu estilo de jogo mais barulhento, já que os meninos exigem um jogo ativo áspero e tombo ainda mais do que as meninas, para quem também é uma necessidade. Quando na escola primária, os meninos são advertidos, envergonhados e controlados de forma muito semelhante por aqueles que pensam que a peça é desnecessária, especialmente se é competitiva, e que valorizam uma obediência dócil e inofensiva acima de tudo.”
Ele disse que a doutrinação de tal “ideologia extremamente prejudicial” é realizada com três acusações.
“Número um: a cultura humana, particularmente no Ocidente, é melhor interpretada como um patriarcado opressivo motivado pelo desejo, vontade e capacidade de usar o poder para alcançar o que são fins puramente egoístas e egoístas”, explicou.
“Acusação número dois: a atividade humana, particularmente aquela empreendida no Ocidente, é fundamentalmente uma empresa de despovoação de planetas. A raça humana é uma ameaça à utopia ecológica que existia diante de nós e poderia, hipoteticamente, existir depois em nossa ausência.”
“Acusação número três: o principal contribuinte tanto para a tirania que compõe o patriarcado opressivo e estrutura todas as nossas interações sociais passado e presente e o imperdoável despojamento de nossa amada mãe Terra é a ambição masculina condenável, competitiva e dominante, louca pelo poder, egoísta, exploradora, estupradora e pilhagem”, disse ele.
O psicólogo explicou que as pessoas no Ocidente estão enfrentando “um ataque total nos níveis mais profundos”.
Ele disse que os jovens que são “profundamente conscientes, capazes de culpa e arrependimento”, consideram que “na dor, cada impulso profundo que os move para o mundo para a aventura de sua vida, mesmo esse impulso atraindo-os para as mulheres, não é nada além da manifestação do espírito que é essencialmente satânico na natureza”.
Essa crença não é apenas errada “teologicamente, moralmente, psicologicamente, praticamente e cientificamente”, mas também é “anti-verdade”, observou.
Peterson também apontou que a igreja cristã está “lá para lembrar as pessoas, especialmente os jovens, que eles têm uma mulher para encontrar, um jardim para entrar, uma família para nutrir, uma arca para construir, uma terra para conquistar, uma escada para o Céu para construir, e a catástrofe terrível da vida, para enfrentar firmemente na verdade, dedicado ao amor e sem medo.
Ele continuou: “Convide os jovens de volta, digamos, literalmente, para aqueles jovens: ‘Você é bem-vindo aqui. Se ninguém mais quer o que você tem a oferecer, nós fazemos. Queremos chamá-lo para o mais alto propósito de sua vida. Queremos seu tempo, energia e esforço e sua vontade e sua boa vontade. Queremos trabalhar com você para melhorar as coisas, para produzir uma vida mais abundante para você, e para sua esposa e filhos e para sua comunidade, seu país e o mundo.”
Peterson então apontou os problemas dentro da igreja cristã.
“Somos mais abundantes, às vezes, muitas vezes, corruptos, e às vezes profundamente assim”, disse ele. “Estamos desatualizados, assim como todas as instituições com suas raízes no passado morto, mas ainda muitas vezes sábio.”
Ele mudou a atenção para as igrejas protestantes, dizendo: “Você é o pior no momento.” Católicos e ortodoxos também devem convidar jovens, disse Peterson.
“Coloque um outdoor dizendo ‘jovens são bem-vindos aqui.’ Diga àqueles que nunca estiveram em uma igreja exatamente o que fazer, como se vestir, quando aparecer, quem contatar e, o mais importante, o que eles podem fazer. Pergunte mais, não menos daqueles que você está convidando. Pergunte mais deles do que qualquer um jamais fez. Lembre-os de quem eles são no sentido mais profundo, e ajude-os a se tornar isso.
Peterson concluiu a mensagem dizendo: “Vocês são igrejas, pelo amor de Deus. Parem de lutar por justiça social. Parem de salvar o maldito planeta. Cuidar de algumas almas. Isso é o que vocês deveriam fazer. Esse é o seu dever sagrado. Façam isso agora, antes que seja tarde demais. A hora está próxima.
Milhares de telespectadores comentaram o vídeo e alguns até disseram que estavam motivados a voltar à igreja.