
Recall mundial de 3,4 mi de carros japoneses por falha no airbag afeta o Brasil
Um recall global de 3,4 milhões de veículos das montadoras Toyota, Honda, Nissan e Mazda irá afetar carros vendidos no Brasil. O recall é o maior desde que a Toyota recolheu mais de 7 milhões de veículos no mundo em outubro do ano passado.
COLABORAÇÃO PARA FOLHA
Um recall global de 3,4 milhões de veículos das montadoras Toyota, Honda, Nissan e Mazda irá afetar carros vendidos no Brasil. O recall é o maior desde que a Toyota recolheu mais de 7 milhões de veículos no mundo em outubro do ano passado.
O recall foi aberto após problemas nos airbags de carros das quatro marcas, fabricados pela empresa japonesa Takata, terem causado pelo menos cinco incidentes de mal funcionamento.
Toyota, Nissan e Honda anunciam recall de ao menos 3 mi de carros
De acordo com as montadoras, os airbags podem se incendiar ou ferir passageiros. A Takata é a segunda maior fornecedora mundial do componente e também de cintos de segurança.
BRASIL
Segundo a Toyota, que fará a revisão global em 1,73 milhão de veículos, carros comercializados no Brasil serão afetados. O recall inclui os modelos Corolla e Camry fabricados entre novembro de 2000 e março de 2004.
A Toyota não informou quando o recall no Brasil será aberto e nem quantas unidades vendidas no país estão envolvidas.
A Honda fará a revisão mundial em 1,14 milhão de carros –que incluem o Civic 2001-2003 e o CR-V 2002– e a Nissan em 480 mil, incluindo o Maxima. No entanto, as unidades das montadoras no Brasil ainda não sabem informar se o recall afetará seus carros vendidos no país.
Já a Mazda está convocando 45.500 veículos no mundo, mas não comercializa carros no Brasil desde 2000.
SEGURANÇA
Toyota, Honda e Nissan disseram não terem recebido relatos de ferimentos ou mortes causadas pelos airbags defeituosos, que foram produzidos entre 2000 e 2002 em uma fábrica da Takata no México.
A Takata fornece airbags e cintos de segurança para montadoras incluindo Daimler e Ford, além das marcas japonesas.
Para analistas, a escala das recentes ações de segurança ressalta o risco de problemas na enorme cadeia de fornecimento global das montadoras, conforme os fabricantes de veículos dependem cada vez mais de um punhado de fornecedores de peças comuns ou semelhantes para cortar custos.
Com Reuters
Divulgação
O Corolla 2003, envolvido no recall mundial de 1,73 milhão de veículos da Toyota