NOTÍCIAS

Qual a diferença entre Enem e Encceja?

Qual a diferença entre Enem e Encceja?



 

 

 

 

Ambos os exames cumprem papeis importantes para quem busca novas oportunidades educacionais, mas possuem objetivos e públicos-alvo distintos. Neste material, a Revista Quero vai te explicar os detalhes de cada um desses exames, além de falar sobre suas funções, os requisitos necessários para realizá-los, e como eles se relacionam.

V

Qual a diferença entre o Enem e o Encceja?

O Enem e o Encceja são exames que servem a propósitos distintos dentro do sistema educacional brasileiro.

Enquanto o Enem tem como principal objetivo avaliar o desempenho escolar ao fim do ensino médio para fins de acesso ao ensino superior, o Encceja visa certificar competências de jovens e adultos que não concluíram seus estudos do ensino fundamental, ou do ensino médio, na idade convencional.

Vamos explicar mais sobre cada um dos exames a seguir!

Para que serve o Enem?

Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, é uma prova anual que tem como principal objetivo avaliar o desempenho dos estudantes ao término do ensino médio.

Os resultados do Enem são utilizados como critério para ingresso em universidades e institutos federais de educação superior através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de serem aceitos em programas de bolsas de estudo, como o ProUni, e financiamentos estudantis, como o Fies.

Por isso, o Enem é uma das ferramentas mais utilizadas para o acesso à educação superior no Brasil.

 

 

Para que serve o Encceja?

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, é destinado a jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade convencional e desejam obter o diploma dessas etapas.

O Encceja é uma oportunidade para que essas pessoas possam prosseguir em seus estudos ou melhorar sua colocação no mercado de trabalho. Para se inscrever no Encceja, os candidatos devem ter no mínimo 15 anos completos para a certificação do ensino fundamental e 18 anos completos para a do ensino médio no dia da prova.

Quem fez o Encceja pode fazer o Enem?

Sim! Lembrando que, para se inscrever no Enem sem ser como treineiro, é necessário ter concluído o ensino médio ou estar cursando o último ano dessa etapa do ensino básico. Sendo assim, candidatos que obtiveram a certificação do ensino médio através do Encceja estão aptos a se inscrever no Enem, e buscarem acesso ao ensino superior.

Lembrando que para conseguir sua certificação do Encceja, é preciso ter tirado ao menos 100 pontos em cada área do conhecimento, e ao menos 5 na redação.

Já deu para notar que o Enem e o Encceja mesmo sendo diferentes, podem sim ser complementares na jornada estudantil de muitos alunos!

Está estudando para o Enem?

E se você estiver se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio, temos a ajuda perfeita para você! O Plano de Estudos Quero Enem de Boa te ajuda a estudar do zero para o Enem!

O Plano é um cronograma diário de estudo, que traz explicações, vídeo-aulas e exercícios com resolução. O melhor é que o material é 100% gratuito. Baixe agora mesmo:

Baixar plano de estudo gratuito

Como entrar na faculdade sem o Enem?

Sim, isso é possível! Pela Quero Bolsa você consegue ingressar no ensino superior sem ter feito o Enem. Basta ter o ensino médio finalizado, incluindo pelo Encceja, e realizar seu ingresso diretamente pela instituição de ensino.

E são mais de 1,2 mil opções de faculdades presentes em todo o Brasil para você escolher. Todas oferecem cursos em diferentes modalidades e com bolsas de estudos de até 80% de desconto. Clique no botão abaixo para conferir as melhores opções: