Projeto em Caxias planta árvore na porta da casa de cada bebê nascido em 2016
Maíra com os pais Carlos Eduardo e Sabrina. Ela foi a primeira bebê a participar do projeto
Maíra tem apenas três meses, mas já ganhou uma companheira para a vida toda. Em frente à sua casa, na Rua Projetada J, em Saracuruna, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, um pé de Leucena foi plantado no último dia 2. O projeto ‘‘Uma vida, uma árvore’’ vai plantar uma árvore para cada criança nascida na cidade.
— Pretendemos cuidar da planta assim como cuidamos com carinho e amor da Maíra, para que ela também cresça forte e saudável. Molhamos todas as noites para ela crescer — disse a manicure Sabrina de Souza da Silva dos Santos, de 29 anos, mãe da bebê, a primeira do projeto.
O programa atende uma lei municipal de 2007, que determina o plantio de mudas de árvores a cada nascimento e consequente registro em Caxias. Há 2.394 bebês moradores da cidade e que nasceram neste ano, segundo a Secretaria municipal de Saúde.
— Se cada criança for representada por uma arvorezinha, vai ser muito interessante. Vai ser um benefício para a população. Mais ar fresco e puro — completou Sabrina.
Sabrina ajudou a plantar a árvore da pequena Maíra Foto: Divulgação / Prefeitura de Duque de Caxias
Cinco famílias já estão cadastradas para participar. Entre elas, a da Bianca de Jesus do Nascimento, que nasceu no último dia 11 de março. A mãe da menina, a estudante Sílvia do Nascimento Jesus Rafael, de 32, se inspirou no exemplo de Maíra e também quis entrar no projeto. Na próxima semana, um pé de ipê será plantado no seu portão.
— Achei interessante porque é uma vida que a gente rega como cuida dos nossos filhos. Vai ser uma honra — comemorou Sílvia.
Para se cadastrar, é preciso ser morador de Caxias e ter nascido na cidade no ano de 2016. Pais de crianças que nasceram em 2015 podem pegar gratuitamente uma muda na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento.
Sílvia cadastrou a pequena Bianca no programa e também vai ter uma árvore na porta de casa Foto: Cléber Júnior / Extra
Cadastro por telefone ou pelo site
Há cinco crianças já cadastradas para participar do projeto. Os pais podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 2776-8704 ou se inscrever pelo site da Prefeitura de Duque de Caxias, no link do programa. O secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Luiz Renato Vergara, afirma que o programa tem dois papeis:
— Um é gerar conscientização da Educação Ambiental para as famílias, principalmente para as crianças. Outro é a melhoria do microclima daquela região. No ponto da árvore plantada, a temperatura vai diminuir.
A ideia é identificar as árvores com o nome e a data do nascimento da criança. Vergara explica que elas vão ser plantadas de acordo com a característica do local:
— A gente manda para um tipo de região para que ela cresça, se adapte e floresça.