NOTÍCIAS

Projeto Craque do Amanhã tem inscrições abertas para estudantes da rede pública em Duque de Caxias

Projeto Craque do Amanhã tem inscrições abertas para estudantes da rede pública em Duque de Caxias



Ex-alunos do projeto Craque do Amanhã conseguiram empregos fora e dentro do projeto
Ex-alunos do projeto Craque do Amanhã conseguiram empregos fora e dentro do projeto Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo
Isabela Aleixo

O projeto Craque do Amanhã, que tem duas sedes em São Gonçalo, chega pela primeira vez à Baixada Fluminense. O projeto vai funcionar no Ciep Darcy Ribeiro, em Saracuruna, oferecendo atividades de reforço escolar, inglês, aulas de futebol e doação de cestas básicas às famílias dos alunos. Além disso, os estudantes podem fazer acompanhamento psicológico e vão receber orientações de carreira.

O Craque do Amanhã tem dez anos e já atendeu mais de 2 mil crianças. O projeto tem como padrinhos os jogadores de futebol Ibson, Vagner Love, Paulo Henrique Ganso e a atriz Juliana Paes.

Morador de São Gonçalo, o ex-aluno do projeto, Fabrício Rosa, de 23 anos, entrou no Craque do Amanhã com 13 anos de idade. Desde 2019 ele trabalha como monitor no projeto e pretende voltar como professor de Educação Física em breve. Fabrício vai começar a faculdade no segundo semestre deste ano.

— Comecei a fazer as aulas, consegui me destacar e recebi algumas oportunidades para jogar em clubes e fazer testes. Joguei no Madureira, no Bonsucesso, no Fluminense, e cheguei a jogar em um clube chamado São Carlos, em 2017, em São Paulo — conta.

Para ele, o projeto foi responsável pela sua formação cidadã e também pelas oportunidades que se abriram para que pudesse tentar a carreira de atleta no futebol.

— Meu plano era ser jogador de futebol, mas com o decorrer do tempo a gente vai vendo que não depende só da gente, mas eu tive todas as ferramentas no Craque do Amanhã para ingressar na carreira. Não me profissionalizei, mas segui outro caminho. Hoje pretendo entrar na faculdade e desejo muito voltar como professor no futuro para dar aula no projeto — diz.

Assim como Fabrício, Davi Mendes Miranda, de 18 anos, também é um ex-aluno do projeto. Ele entrou no Craque do Amanhã há dez anos e hoje atua como professor de inglês.

— Fiquei no projeto como aluno até 2020. Perto do fim do meu tempo como aluno, o projeto conseguiu bolsas para que eu e mais três alunos pudéssemos fazer um curso de inglês particular. Quando terminei o curso, a equipe me chamou para ser professor de inglês — conta.

Para Davi, o projeto serviu para ajudá-lo na interação e amadurecendo com as pessoas. Outra ex-aluna que viu as portas de oportunidades se abrirem pelo Craque do Amanhã éThamyres Patricia da Silva, de 19 anos. Moradora de São Gonçalo, ela passou nove anos no projeto e hoje cursa pedagogia na UFF.

— Foi muito importante para mim, porque me proporcionaram muitas oportunidades como passeios, aulas interativas. Consegui fazer cursos com eles, e fui em lugares que talvez eu não teria oportunidade de conhecer, como o Maracanã. Na Copa América de 2019 entramos no estádio com os jogadores — conta.

No Craque do Amanhã, Thamyres também conseguiu um estágio para uma empresa de fora e foi contratada.

— Eu ia duas vezes na semana para praticar esporte e sempre tinha outras atividades como aula extra com pedagogo, orientação sobre redação, sobre processos seletivos e como montar currículo — explica.

A estudante vê a expansão do projeto para Caxias como uma oportunidade para que outras crianças possam aprender além do conteúdo da sala de aula:

— Eles me proporcionaram coisas que talvez eu não conseguiria por falta de dinheiro. Foram grandes experiências para minha carreira profissional, um aprendizado que a gente não tem na escola. Vejo que é uma forma de outras pessoas também acessarem esse aprendizado. É bom que outras pessoas conheçam o projeto e possam evoluir com ele, para que chegue em outras comunidades e possa ajudar pessoas que precisam dessas oportunidades — afirma.

O Craque do Amanhã está com inscrições abertas e vai oferecer 150 vagas para estudantes de 8 a 17 anos matriculados na rede pública de ensino. A ficha para inscrição pode ser retirada noCiep Darcy Ribeiro na Avenida do Porto, emSaracuruna, de 13h às 17h. As atividades vão acontecer no turno da tarde.