PROCON.RJ FLAGRA POSTOS COM AUMENTO NO GNV, MESMO APÓS PROIBIÇÃO DA JUSTIÇA
Saiba como denunciar reajuste ilegal
Agentes do Procon Estadual do Rio de Janeiro fiscalizaram 31 postos de combustíveis das Regiões Metropolitana, Serrana e dos Lagos, e também do Norte Fluminense nessa segunda-feira (03). A ação foi deflagrada para apurar se houve possível aumento abusivo no valor cobrado pelo gás natural veicular. Seis estabelecimentos da capital foram autuados após os agentes identificarem que o peço do combustível sofreu reajuste.
Nos bairros de Ramos, Benfica, Freguesia, Tijuca, Campo Grande e Recreio dos Bandeirantes, os fiscais constataram aumento no valor do GNV do dia 31 de dezembro de 2021 para o dia 01 de janeiro de 2022. Em um dos postos, o gás era vendido por R$4,179 e passou a custar R$5,999. Os estabelecimentos terão 10 dias para justificar o aumento ao Procon-RJ.
“O TJRJ suspendeu, através de liminar, o aumento em torno de 50% no preço do gás natural fornecido às distribuidoras que havia sido anunciado pela Petrobras. Sendo assim, os postos não podem aumentar o valor do combustível sem que haja uma justificativa. Instauramos atos de investigação preliminar para apurar os fatos e se estes postos não justificarem o motivo do aumento, poderão ser multados”, afirmou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.
A ação aconteceu também nos bairros de São Cristóvão, Praça da Bandeira, Barra da Tijuca e Anil. Os agentes vistoriaram ainda postos nos municípios de São João de Meriti, Nova Iguaçu, Niterói, São Gonçalo, Macaé, Campos, Cabo Frio, São Pedro D’aldeia e Nova Friburgo.
O Secretário de Defesa do Consumidor, Léo Vieira, reforça que: “O aumento do gás natural nessa proporção, afeta diretamente a população fluminense, impactando toda a cadeia de produção que utiliza o gás natural, aumentando produtos e serviços. Por isso, vamos continuar solicitando esse tipo de fiscalização ao Procon-RJ, visando conter qualquer abusividade”.
Denuncie
Quem souber de aumento indevido no preço do combustível deve ligar para o Procon no telefone 151, de segunda a sexta, das 09h às 17h. É possível fazer a denúncia também à Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj. O Zap do Consumidor recebe mensagens pelo número: (21) 99854-7060. Quem preferir, pode enviar mensagem através do site www.cdcrj.com.br.