Primeira guitarra impressa em 3D no mundo é brasileira
Instrumento tem toda a estrutura impressa e foi apresentada em show durante seminário sobre a tecnologia
A Robtec, principal empresa do setor de impressão 3D em atuação no país, apresentou na noite de quarta-feira a primeira guitarra do mundo com a estrutura totalmente impressa em 3D. O instrumento desenvolvido pela agência de design Questto|Nó foi usado em show durante o 11º Seminário de Tecnologias realizado pela companhia, em São Paulo.
— A ideia surgiu quando percebemos que existiam guitarras com o corpo impresso em 3D, mas era utilizado um braço convencional, de madeira. Desta vez, fomos mais longe e criamos um instrumento com toda a estrutura feita a partir de impressoras tridimensional, finalizado com a colocação dos acessórios metálicos — explicou Luiz Fernando Dompieri, diretor geral da Robtec, em comunicado.
Segundo Dompieri, trata-se apenas de um protótipo, mas a estrutura e o som produzido pelo instrumento já estão próximos às soluções profissionais utilizadas em bandas:
— O resultado final, sem dúvida, é um grande exemplo dos avanços da impressão 3D.
O seminário foi realizado nesta quarta-feira, no Bourbon Convention Center, em Moema. A Robtec é a líder de vendas de impressoras 3D na América Latina e foi comprada, em abril deste ano, pela americana 3D Systems, principal empresa do setor.