NOTÍCIAS

Por que o Brasil é o 1º a discursar na abertura da Assembleia Geral da ONU?

Por que o Brasil é o 1º a discursar na abertura da Assembleia Geral da ONU?



Correio Braziliense

Oswaldo Aranha preside a Assembleia das Nações Unidas em 1947 (Foto: Arquivo Nacional/Wikimedia Commons )

Desde 1955, o Brasil é o primeiro país a falar no encontro anual. Desde então, essa ordem só não foi seguida em apenas três vezes

Essa tradição tem outra origem. Começou na segunda Assembleia-Geral da história. Quem discursou foi o então ministro das Relações Exteriores Oswaldo Aranha.

O Brasil é o primeiro país a falar no encontro anual. Mas por que disso?   Essa ordem só não foi seguida apenas em três vezes.

Segundo o site das Nações Unidas, com o tempo, “certos costumes surgiram durante o debate geral, incluindo o costume da ordem dos primeiros oradores”. Por isso, na prática atual, após a abertura da reunião pelo Presidente da Assembleia Geral, o Secretário-Geral faz uma declaração, seguido pelo Presidente da Assembleia Geral e, em seguida, pelos representantes do Brasil (independentemente do nível de representação) e o dos Estados Unidos.

Ao contrário do que foi popularmente difundido por muito tempo, o Brasil não tem direito ao posto por ter sido o primeiro a ingressar na ONU. O acordo de criação da organização foi assinado, em 1945, conjuntamente por 51 países.