
População de Israel atinge 8.743.000 às vésperas do Ano Novo Judaico
Rua Judaíca- Israel
Na véspera do ano 5.778, a população de Israel tem cerca de 8.743.000 pessoas, de acordo com dados divulgados pelo Bureau Central de Estatística (CBS), nesta segunda-feira antes de Rosh Hashanah. Desde o ano passado, a população de Israel aumentou cerca de 156 mil pessoas.
De acordo com a CBS, a população judaica é de 6 523 000 habitantes e representa 74,6% da população. A população árabe tem cerca de 1.824.000 pessoas e representa 20,9% da população. Os cristãos não árabes, os membros de outros religiosos e os que se registraram como não tendo religião são 396.000 e representam 4,5%. Examinando os locais de residência preferidos dos israelenses, a CBS descobriu que 74,2% dos israelenses vivem nas cidades, 14,9% nos conselhos locais, 10,1% nos conselhos regionais e 0,8% vivem em áreas sem um status municipal oficial. Mas, mesmo sendo o território de Israel relativamente pequeno, a maioria ainda é desabitada. Somente 5,6% de sua área é construída, com 20% da terra usada para agricultura, 2,4% composta de água e 7,3% composta de florestas, bosques e parques nacionais. A terra restante é composta por áreas abertas, terreno rochoso, áreas escavadas e terrenos cobertos de vegetação.
Os dados mostram ainda que existem cerca de 2.470.200 famílias em Israel, com uma média de 3.1 pessoas por família. Em 2016, 181.405 bebês nasceram em Israel. A CBS descobriu que a taxa geral de fertilidade, 3.11, é a mais alta entre os países da OCDE. A população de Israel também aumentou graças à imigração de 25.977 pessoas em 2016, sendo 57% da ex-União Soviética. A CBS também examinou a qualidade de vida em Israel. A receita média por família é de NS18.671 (US$ 5.000) no mês, antes dos impostos e NS 15.427 (US$ 4.380) após os impostos. A maioria dos israelenses possui suas casas, com 67,6% morando em um apartamento próprio e 39,9% pagando uma hipoteca. Cerca de 2,2 milhões de alunos estudam no sistema educacional de Israel: 51 7 mil na educação pré-escolar, cerca de um milhão no ensino fundamental e cerca de 713 mil no ensino médio.
Em geral, 88% dos israelenses disseram que estavam muito satisfeitos ou satisfeitos com suas vidas. Cerca de 1,1 milhão (21%) se sentem estressados sempre ou frequentemente. Cerca de 340.000 (6%) se sentem solitários com freqüência. Trinta e quatro por cento disseram ter dificuldade em cobrir suas despesas mensais.
Neste quarta-feira, dia 19 de Setembro de 2017, ao por-do-Sol em Jerusalém, por volta das 17:43 hs de Jerusalém, por volta de 11:43 da manhã em Brasília, o Povo de Israel estará iniciando as comemorações do Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico de 5778.
O mês de Tishrei é o sétimo no calendário judaico, isto pode parecer estranho, pois Rosh Hashaná(Cabeça do Ano, tradução literal), o Novo Ano, é no primeiro e segundo dia de Tishrei. A razão é que a Torá fez o mês de Nissan o primeiro do ano foi, segundo os rabinos, para enfatizar a importância histórica da libertação do Egito, que aconteceu no décimo quinto dia daquele mês. Ele assinalou o nascimento de nossa nação. De acordo com a tradição judaica, Adam (Adão) e Chava (Eva) foram criados no primeiro dia de Tishrei, que foi o sexto dia da Criação, e é a partir deste mês que o ciclo anual se inicia. Por isso, Rosh Hashaná é celebrado nesta época.
Rosh Hashaná (em hebraico ראש השנה , literalmente “cabeça do ano”) é o nome dado ao ano-novo no judaísmo. Dentro da tradição rabínica, o Rosh Hashaná ocorre no primeiro dia do mês de Tishrei, primeiro mês do ano no calendário judaico rabínico e sétimo mês no calendário bíblico. A Torá refere-se a este dia como o Dia da Aclamação (Yom Truá Levítico 23:24), pelo que os judeus caraítas seguem esta data mas não o consideram como princípio do ano. Há doze meses no calendário judaico bem como há doze Tribos em Israel.
Cada mês do ano judaico tem sua Tribo representada. O mês de Tishrei é o mês da Tribo de Dan o que é bastante simbólico, pois quando Dan nasceu, sua mãe Lea teria dito: “Deus julgou-me e também atendeu à minha voz.” Dan e Din (Yom HaDin ou seja, o Dia do Julgamento) ambas as expressões são oriúndas da mesma raiz, simbolizando que Tishrei é a época do Julgamento Divino e do perdão.
Já a literatura rabínica diz que foi neste dia que Adão e Eva foram criados e neste mesmo dia incorreram em erro ao tomar da árvore da ciência do bem e do mal. Também teria sido neste dia que Caim teria matado seu irmão Abel. Por isto considera-se este dia como Dia de Julgamento (Yom ha-Din) e Dia de Lembrança (Yom ha-Zikkaron), o início de um período de instrospecção e meditação de dez dias ( Yamim Noraim) que culminará no Yom Kipur, um período no qual se crê o Criador julga os homens.
A comemoração é efetuada durante os dois primeiros dias de Tishrei conforme o costume pós-exílico para se garantir a comemoração no dia correto nas comunidades da Diáspora.
A celebração começa ao anoitecer na vespéra com o toque do shofar. É costume se comer certos alimentos representativos durante o Rosh Hashaná como maçãs com mel e açúcar para representar um ano doce.
Durante a tarde do primeiro dia se realiza o tashlikh, um costume de recitar-se certas preces e jogar pedras ou pedaços de pão na água como um símbolo da eliminação dos pecados.
Feliz Rosh Hashanah 5778