Palestinos adiam primeiro congresso em 20 anos
Conselho Nacional Palestino só pode adiar convocação por três meses. Encontro discutiria futuro do presidente Mahmud Abbas.
A liderança palestina anunciou nesta quarta-feira (9) o adiamento da convocação de seu primeiro congresso em 20 anos, em um contexto de incerteza sobre o futuro do presidente da AutoridadePalestina, Mahmud Abbas.
O adiamento do Conselho Nacional Palestino (CNP, parlamento de 700 membros procedentes dos territórios palestinos e do exterior) não pode exceder três meses, afirmou à imprensa em Ramallah o presidente do CNP, Salim al-Zaanun.
O congresso do CNP estava programado para os dias 14 e 15 de setembro. O organismo não se reúne há 20 anos.
Mahmud Abbas anunciou recentemente que deseja deixar o cargo à frente da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), cujo comitê executivo é a única instância habilitada para tomar decisões em nome dos palestinos em temas como um eventual processo de paz comIsrael.O CNP havia sido agendado em um clima de profunda incerteza sobre o futuro da direção palestina e com especulações sobre uma possível saída do presidente Abbas.
Outros nove membros do comitê executivo também apresentaram suas renúncias, que, no entanto, apenas serão efetivas quando acontecer o CNP. Desta maneira, Abbas continua sendo o presidente da Autoridade Palestina e o líder de seu partido, o Fatah.
As especulações sobre as verdadeiras intenções de Abbas são múltiplas, em um cenário de paralisação total nas negociações entre israelenses e palestinos, com estes últimos extremamente divididos.