NOTÍCIAS

O cristianismo de 1 centímetro do Brasil e de Moçambique

O cristianismo de 1 centímetro do Brasil e de Moçambique



“O cristianismo na África é como um rio de um quilômetro de largura, mas com um centímetro de profundidade.”

Chegamos há pouco tempo em Moçambique mas  já constatamos a falta de profundidade teológica nas igrejas. Existe uma série de explicações para isso, mas nada que justifique.

Certamente isso se aplica ao continente africano, mas não é exclusividade daqui. No Brasil, também vimos como muitas igrejas estão superficiais no conhecimento da Palavra de Deus.

Já que a igreja é o reflexo do pastor que a lidera, podemos dizer, que a maioria dos pastores não estão se preparando adequadamente para cumprirem a árdua e exigente tarefa de conduzir o rebanho de Cristo.

Como consequência, percebemos a igreja desnorteada e cada vez mais distante da Palavra de Deus e do Deus da Palavra.

Se compararmos, por exemplo, a estrutura de ensino do Brasil e de Moçambique, poderíamos achar uma boa explicação para essa frase por aqui, mas não no Brasil. O montante de literatura disponível em terras tupiniquins também ajudaria a deixar os pastores e líderes ainda mais sem desculpas diante de tamanha superficialidade.

Encontramos vários textos bíblicos que nos exortam a não negligenciar o estudo e ensino da Palavra:

 “Não deixe de falar as palavras deste livro da Lei e de meditar nelas de dia e dia noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido”. (Josué 1.8)

“…sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite”. (Salmo 1.2)

“Por isso os Doze reuniram todos os discípulos e disseram: Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus, a fim de servir as mesas. Irmão, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa e nos dedicaremos à oração e ao ministério da Palavra”. (Atos 6.2-4)

 “Os bereanos eram mais nobres dos que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo”. (Atos 17.11)

“Como crianças recém-nascidas (atitude), desejem de coração o leite espiritual puro (palavra de Deus), para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom”. (I Pedro 2.2)

Portanto, sigamos o exemplo das Escrituras e vamos nos preocupar em aprofundar esse conhecimento na Palavra de Deus, pois a promessa para os que assim o fazem é de serem “como a árvore plantada à beira de águas correntes:  dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!”  (Salmos 1:3)

 

SEPAL