NOTÍCIAS

Morre Isaac Navon, 5º presidente de Israel e defensor do legado sefardita

Morre Isaac Navon, 5º presidente de Israel e defensor do legado sefardita



Navon era um dos ‘braços-direitos’ do fundador do estado israelense.
Político desde muito cedo optou pela via do diálogo com palestinos.

Isaac Navon, o quinto presidente do Estado de Israel e defensor do legado sefardita no mundo todo, morreu aos 94 anos, informou sua família neste sábado (7). Seu falecimento aconteceu à noite, mas as causas não foram reveladas.

"Faleceu com 94 anos e meio, em sua casa, rodeado de amor e carinho, após uma vida plena e feliz", disse sua segunda esposa, Miri Shafir, à imprensa local.

Braço direito – ao lado do também ex-presidente Shimon Peres – do fundador do Estado de Israel, David Ben-Gurion, Navon nasceu em Jerusalém em 1921 no seio de uma família sefardita, acredita-se, que das primeiras a chegar à Palestina otomana, após a expulsão dos judeus da Espanha em 1492.

O político, que militou toda sua vida no Partido Trabalhista e desde muito cedo optou pela via do diálogo com os palestinos, era também um conhecido dramaturgo e historiador, e sua obra abordou sempre o legado dos judeus sefarditas pelo mundo.

Em nível social, sua eleição como presidente em 1978 representou a escolha do primeiro judeu não asquenaze (de origem centro-europeia) para um alto cargo político em Israel, o que se traduziu em uma aproximação entre ambos os grupos.

Desde a segunda metade dos anos 90, liderava a Autoridade Nacional do Ladino, o organismo público israelense encarregado de defender esse legado.