NOTÍCIAS

Messiânicos em Israel Pagam o Preço da Verdade

Messiânicos em Israel Pagam o Preço da Verdade



A luta judicial demorou, mas como a orientação política da justiça de Israel é de esquerda liberal, o veridito já era esperado.

 A luta judicial demorou, mas como a orientação política da justiça de Israel é de esquerda liberal, o veridito já era esperado.

 
O Tribunal Distrital de Jerusalém ordenou Moshav Yad Hashmonah, uma comunidade de judeus messiânicos e cristãos evangélicos, a pagar uma indemnização para duas lésbicas depois que a direção dele se recusou a hospedar uma recepção de casamento do mesmo sexo. "Sabíamos que estávamos quebrando a lei. Alguém precisava fazer isso." Foi o que declarou Ayelet Ronen, secretário-geral para a vila para um dos meios de comunicação. 
 
O Juiz Moshe Cohen Yoad confirmou a decisão de primeira instância que o Moshav violou uma lei que proíbe a discriminação com base na orientação sexual. 
 
Durante o julgamento, os representantes do Moshav citaram tanto do Antigo e Novo Testamentos. "Nós não odiamos homossexuais ou lésbicas. Nós os amamos. Nós simplesmente dissemos ao tribunal que é a palavra de Deus na Bíblia é quem chama a homossexualidade uma abominação", disse Ayelet Ronen ao Israel Today. 
 
"Como uma comunidade baseada na fé, precisamos ser capazes de recusar eventos que descaradamente se opõem a nossas crenças religiosas. Explicamos ao juiz que uma celebração do mesmo sexo iria arruinar o nosso negócio. A maioria dos nossos clientes são os cristãos que vigorosamente. se opõem ao casamento gay." Disse Ayelet.
 
O advogado das ​​lésbicas acusou os membros do Yad Hashmonah de "homofobia", apontando para um anúncio publicado pelo Moshav que "nenhum homossexual ou organização lésbica poderão alugar o espaço para as funções nas nossas instalações." 
 
Esse anúncio veio em resposta a uma enxurrada de pedidos de celebrações do mesmo sexo no Moshav de gays e lésbicas na esperança de passar mais decisões judiciais que requerem a comunidade messiânica de pagar enormes compensações. 
 
Como resultado, o Moshav foi forçado a fechar seu negócio de hospedagem de eventos, resultando em enormes perdas financeiras. "Nós cobrávamos para hospedar uma média de 35-50 casamentos por ano ao longo dos últimos 12 anos. vinham Israelenses de todo o país, religiosos e seculares, eles gostavam de vir aqui. Agora não há ninguém", continuou Ayelet. 
 
O Juiz Cohen considerou que a Moshav não pode recusar-se a hospedar uma recepção de casamento do mesmo sexo, mesmo se isso vai contra a sua própria consciência. O advogado do Moshav, Michael Decker, contestou essa decisão, pedindo ao juiz: "E se um católico foi para uma carpintaria judaica ortodoxa em [a cidade ultra-ortodoxo de Bnei Barack] e pediu-lhes para construir uma estátua de Maria? Eles teriam construir a imagem idólatra? "
 
O juiz respondeu: "Eles teriam que fazê-lo, ou então haver mudança nesta lei.". 
 
Ayelet declarou que a decisão demonstra que "que o juiz tenha entendido que as leis atuais não estão fornecendo proteções suficientes para as comunidades religiosas". 
 
Segundo Ronen, "um monte de judeus religiosos e rabinos têm secretamente apoiado os judeus messiânicos, "muito bom". Nós estamos contentes que vocês tenham essa posição." Mas eles não vão se juntar aos judeus messiânicos para mudar a lei. Eles nos odeiam demais e nunca iriam trabalhar conosco. "
 
Em sua decisão, o juiz confirmou o veredicto anterior do Tribunal do Magistrdo de Jerusalém, ordenando o Yad Hashmonah para pagar as duas lésbicas danos de 60.000 shekels ($ 17.000), além de outros 30.000 shekels por honorários advocatícios, tanto para o processo original quanto para o recurso. "Neste momento não estamos planejando outro recurso. Para perder novamente não iria soar bem" disse Ayelet.
 
A Comunidade Judaica Messiânica se uniu em apoio aos Crentes do Yad Hashemona, doações foram feitas afim de que o peso total do pagamento não recai-se sobre eles.
 
O Moshav Yad Hashemona é uma das organizações mais queridas e mais importantes para os judeus messiânicos em todo Israel e a Equipe do Cafetorah.com realiza com eles uma série de parcerias e apoios.