NOTÍCIAS

Meriti prorroga inscrições para o ProJovem Urbano

Meriti prorroga inscrições para o ProJovem Urbano



Foram prorrogadas as inscrições para o ProJovem Urbano (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) de São João de Meriti. O programa oferece Ensino Fundamental em 18 meses aliado à capacitação profissional para jovens de 18 a 29 anos.

Foram prorrogadas as inscrições para o ProJovem Urbano (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) de São João de Meriti. O programa oferece Ensino Fundamental em 18 meses aliado à capacitação profissional para jovens de 18 a 29 anos.

Das 600 vagas abertas no início do ano, ainda há 400 disponíveis. Os interessados podem se inscrever até o fim de abril em uma das quatro unidades que oferecem as aulas: Escola Municipal Aderito Gomes Gouveia; Escola Municipal Unidade Integrada do 1º Grau; Escola Municipal Padre Paul Jean Guerry e CIEP 132.

Para realizar a matricula, a pessoa deve comparecer à Secretaria de Educação, no setor do ProJovem Urbano, ou em uma das unidades que oferecem o programa. O aluno deve levar original e cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. Quem não tiver o comprovante de escolaridade terá que fazer um teste de proficiência para atestar que sabe ler e escrever.

Metodologia inclusiva

O ProJovem Urbano oferece qualificação profissional em três arcos ocupacionais. Os de São João de Meriti são: Educação; Turismo e Hotelaria; Moda e Beleza. As aulas acontecem das 18h às 22h.

O ProJovem Urbano é um programa do Governo Federal que  destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, buscando sua reinserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania.

Para ajudar esse jovem a voltar a estudar – público este que em geral trabalha de manhã, só tem a parte da noite para estudar e muitas vezes tem filho para criar -, o programa conta com uma ajuda de custo mensal de R$ 100,00 para o aluno. Ele conta também com as chamadas salas de acolhimento, uma sala na própria escola onde estuda para poder deixar o filho de qualquer idade a partir de dois anos.

Segundo a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eneila Feitosa Lucas, o ProJovem Urbano tem uma metodologia inclusiva muito importante: “Estamos lidando com a realidade: jovens que pararam de estudar cedo para trabalhar ou porque tiveram filhos. Por isso, as salas de acolhimento são fundamentais para essas mães e pais que querem estudar mas não têm com quem deixar suas crianças. Da mesma forma, a ajuda de custo mensal também contribui para que esse jovem possa se manter na escola. Ele se forma e ainda sai com uma qualificação profissional”, defende a secretária.

Em São João de Meriti, o ProJovem Urbano está em sua quarta edição. Até agora, já formou mais de dois mil alunos.

Veja o endereço das unidades que oferecem o ProJovem Urbano em São João de Meriti:

– Escola Municipal Aderito Gomes Gouveia: Rua Coronel Raimundo Sampaio, 1016 – Jardim Botânico.
– Escola Municipal Unidade Integrada do 1º Grau: Rua Floriano, 98 – Coelho da Rocha.
– Escola Municipal Padre Paul Jean Guerry: Rua São Francisco de Assis, 181 – Tomazinho.
– CIEP 132: Rua Torres Homem, s/n – Éden.