NOTÍCIAS

MARCA DE AZEITE FALSIFICADO É PROIBIDA NO BRASIL E VOCÊ PODE TER EM CASA

MARCA DE AZEITE FALSIFICADO É PROIBIDA NO BRASIL E VOCÊ PODE TER EM CASA



A marca de azeite argentina foi identificada no Brasil como um produto falsificado e imediatamente proibido de venda

 

azeite de oliva é um produto alimentício muito famoso devido ao fato de ser rico em gorduras insaturadas, consideradas saudáveis e essenciais para o consumo humano

No entanto, é uma mercadoria relativamente cara, e devido a isso, muitas marcas costumam confeccionar azeites misturados com outros tipos de óleos menos saudáveis com o objetivo de diminuir os custos de venda e produção.

Porém, os produtos misturados devem ser de acordo com a porcentagem máxima imposto pela Anvisa, o que por sua vez nem sempre é respeitado por determinadas empresas, sendo o azeite de oliva um produto fácil e comum de ser adulterado ou falsificado. A seguir descubra a marca argentina que vendia azeite de oliva adulterado no Brasil e como identificar uma possível falsificação do alimento.

Polícia Federal apreende mercadorias ilegais

A Polícia Federal realizou uma operação no dia 12 de julho na estrada conectando a Argentina com Foz do Iguaçu, no Paraná. Nesse dia foram detidos 3 veículos que continham diversos itens ilegais, e dentre eles azeites da marca argentina Valle Viejo.

A marca foi proibida de venda no Brasil pela Anvisa desde 30 de março de 2021 devido a problemas com relação à formulação do produto. Isso porque ela não atende às especificações mínimas para ser vendida aqui no país.

Dentre os problemas com a venda dos azeites, estão principalmente as informações falsas nos rótulos. Por exemplo, eles não indicam a predominância de mistura de óleos de soja com girassol e o nível de acidez acima do adequado para consumo.

 

Como identificar uma possível falsificação de azeite de oliva?

Assim como a Valle Viejo, diversas outras marcas podem ser adulteradas, uma vez que o azeite de oliva é um dos 10 alimentos mais falsificados do mundo, de acordo com a instituição norte-americana U.S. Pharmacopeial Convention. Devido a isso, é preciso saber identificar uma possível falsificação de um azeite.

Assim, alguns critérios podem ser listados como possível adulteração: preços muito baixos; expressões no rótulo como “tempero português” ou “tempero espanhol”. Além disso, sempre deve conferir a data de produção, o local de origem e a procedência.