NOTÍCIAS

Mais uma luz no fim do túnel, Asharq Al-Awsat: Tempo de Um Acordo Com o Estado de Israel

Mais uma luz no fim do túnel, Asharq Al-Awsat: Tempo de Um Acordo Com o Estado de Israel



O tempo e as situações parece que fazem com que pessoas mudem de opnião, tudo é uma questão de interesse real.

O tempo e as situações parece que fazem com que pessoas mudem de opnião, tudo é uma questão de interesse real.

Décadas atrás jamais se falaria de um acordo amplo entre nações árabes e o Estado de Israel, ao contrário, estas só falavam do interesse de varrer a única nação judaica do Mundo da face do planeta.

É importante ressaltar que já houveram algumas tentativas de conversações diplomáticas que infelizmente não foram adiante, não por causa do Estado de Israel, mas por causa da soberba árabe que é incapaz de reconhcer o direito de Israel à sua terra.

Já alguns anos vêm sido realizados avanços em negociações de baixo escalão, principalmente no que é concernente a segurança e cooperação na área de serviços secretos, e no antro da diplomacia com um principal país em toda a liga árabe após o Egito, a Arábia Saudita, anfitriã da sede mundial do islamismo, a cidade de Meca.

Já algumas vezes foram relatados diversos comentários de principes árabes e diplomatas que se se mostraram pró Israel em algumas áreas, mas parece que agora, as relações estão cada vez mais próximas e os árabes estão fazendo cada vez menos questão de esconder sua relação com o Estado de Israel.

O jornal Asharq Al-Awsat, o principal da Arpabia Saudita e relacionado a casa real, publicou uma matéria declarando que: "Chegou Tempo de Um Acordo Com o Estado de Israel"

Motivos para aproximação de governos árabes pragmáticos ao Estado de Israel

Existem alguns motivos pelo qual estados árabes mais pragmáticos desejam neste tempo se aproximarem de Israel, veja a seguir alguns deles:

  1. Os movimentos extremistas atuais como a Irmandade Muçulmana do Egito, o Hamas e o Jihad em Israel e Daash no Iraque estão ameaçando os governos pragmáticos e espalhando o caos e a anarquia no Mundo muçulmano.
  2. Interesses econômicos, tecnológicos e médicos por parte dos países árabes no Estado de Israel
  3. Combate a sêca e a criação de energias alternativas
  4. A ameaça iraniana é uma ameaça grandiosa não somente para o Estado de Israel, mas principalmente para as nações da península arábica
  5. A idade dos líderes da Arábia Saudita está avançando e cresce o sonho de um dia poderem visitar a fabulosa Jerusalém antes de morrerem

Obviamente há muitos mais interesses em comum entre as nações árabes e o Estado de Israel e a radicalização dos grupos extremitas leva aos países pragmáticos a entenderem que seu pior inimigo não é o Estado de Israel, ao contrário, ambos podem juntar as forças para combater os mais radicais.