Maior shopping do mundo se torna um espaço fantasma em menos de 10 anos
O South China Mall, localizado na cidade chinesa Dongguan, foi inaugurado em 2005 com o objetivo de ser o maior shopping center do mundo. Porém, oito anos depois, o local de mais de 800 mil metros quadrados e espaço para 2.350 estabelecimentos virou um centro comercial fantasma, onde 99% das lojas estão vazias.
O South China Mall, localizado na cidade chinesa Dongguan, foi inaugurado em 2005 com o objetivo de ser o maior shopping center do mundo. Porém, oito anos depois, o local de mais de 800 mil metros quadrados e espaço para 2.350 estabelecimentos virou um centro comercial fantasma, onde 99% das lojas estão vazias.
Segundo o jornal britânico Daily Mail, o motivo que levou o shopping à falência foi a localização, a cidade que abriga o centro é composta principalmente por fábricas e operários – que não eram o público-alvo do empreendimento –, além de ter sido construído no “meio do nada”, com difícil acesso para os pedestres e até mesmo para os moradores da cidade. Por isso, poucos varejistas se interessaram em fazer parte do negócio.
South China Mall O local fica próximo às cidades de Macau, Hong Kong, Shenzhen e Guangzhou, uma região que se tornou a maior megalópole do mundo e passou a ser um catalizador global de estímulos econômicos. O shopping, então, deveria inaugurar uma nova era no consumo chinês.
Diversos pesquisadores foram enviados para shoppings de todo o mundo para reunir ideias para a concepção do South China Mall. O resultado foi um centro temático da miniatura do mundo, com seções inspiradas em cidades com Paris, Amsterdan, Roma e Califórnia. Uma rede de transporte público também foi desenvolvida para levar os consumidores de um lado a outro do shopping.