NOTÍCIAS

Justiça determina que prefeitura pague creche para crianças, em Goiás

Justiça determina que prefeitura pague creche para crianças, em Goiás



Medida visa suprir falta de vagas na rede pública de Aparecida de Goiânia. Conselho Tutelar diz que 8 mil crianças esperam para entrar em Cmeis.

 A Justiça está obrigando a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, a pagar creche particular para crianças que não conseguem vaga nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei). Cerca de 400 pedidos estão tramitando no Fórum da cidade com o mesmo objetivo: conseguir matricular o filho em uma unidade de ensino. Segundo o Conselho Tutelar, faltam vagas para cerca de 8 mil crianças na cidade.

 
O zelador Bruno Barbosa Ferreira foi um dos pais que conseguiu uma decisão judicial para colocar os filhos em uma unidade privada e com os custos bancados pela administração municipal. Ele tentava há dois anos matricular os filhos gêmeos, de 4 anos, em um Cmei, mas nunca conseguiu.
 
˜Ficamos mais tranquilos, porque deixamos as crianças na creche, sabemos que ele está sendo bem cuidado, tem pessoas para cuidar, dá almoço e lanche na hora certinha, até a gente chegar eles estão cuidados˜, disse o pai das crianças.
 
O Conselho Tutelar de Aparecida de Goiânia estima que 8 mil famílias aguardam uma vaga para o filho em um Cmei. Quando a demora é muita, os pais preferem entrar na Justiça para tentar solucionar o problema.
 
˜A partir do momento que o mandado de segurança chega até o Poder Judiciário, ele é decidido de forma urgente, assim como é urgente a necessidade dessa criança, vez que a família não tem como trabalhar se não tiver um local adequado para deixar seus filho˜, disse a juíza Stéfanie Fiuza.
 
A dona de casa Katherine Fagundes ainda aguarda a decisão da Justiça para saber se vai conseguir vaga para as duas filhas em alguma creche. Só assim ela poderá voltar a trabalhar. ˜Tomara que saia rápido, porque a necessidade delas é para agora, hoje˜, desabafa.
 
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia informou que atualmente existem 14 Cmeis e que, até o final do ano, deve inaugurar outras 10 unidades, aumentando 1,2 mil vagas.