Israel vai simular ataque contra instalações nucleares do Irã
País se prepara para agir caso acordo nuclear com regime islâmico venha a falhar.
Militares de Israel realizarão exercícios militares em grande escala para simular um possível ataque a instalações nucleares iranianas, incluindo exercícios aéreos sobre o Mar Mediterrâneo.
De acordo com a CBN News, os exercícios fazem parte da série “Carruagem de Fogo” de Israel, que simula um conflito regional envolvendo muitas frentes, incluindo o grupo terrorista Hezbollah, apoiado pelo Irã.
Além de simular uma série de ataques contra o Irã, os militares israelenses também estudam um cenário de retaliação do país islâmico e de seus aliados no Oriente Médio.
Devem participar do treinamento, aeronaves de reabastecimento da Força Aérea dos Estados Unidos, informou o Canal 13 de Israel. A colaboração entre os EUA e Israel em tal exercício é sem precedentes e é vista como uma mensagem ao Irã.
Através dos exercícios militares, Israel tenta estabelecer opções viáveis para agir contra o Irã, caso as negociações em Viena para restaurar o acordo nuclear de 2015 venham a falhar.
Trump retirou os Estados Unidos do acordo por apontar que ele foi “mal negociado” e ainda “permitiu que o Irã continuasse enriquecendo urânio”, um componente-chave para uma bomba nuclear.
As negociações para restaurar o acordo nuclear iraniano foram interrompidas por cerca de 9 semanas, enquanto Teerã tentava ter diversas exigências atendidas, incluindo que sua Guarda Revolucionária Islâmica (ICRG) seja removida de uma lista negra de terrorismo dos EUA.