NOTÍCIAS

Israel diz para moradores deixarem norte de Gaza imediatamente

Israel diz para moradores deixarem norte de Gaza imediatamente



Fernanda Paredes

 

Porta-voz das IDF, Daniel Hagari. Foto: Reprodução X/@IDF (Israel Defense Forces)

Através de um vídeo divulgado na tarde deste sábado (28), as Forças de Defesa de Israel (IDF, por sua sigla em inglês) intimaram a população residente no norte da Faixa de Gaza para que evacuem a região o mais rápido possível. Na transmissão, o porta-voz das IDF, Daniel Hagari, disse que “trata-se de um aviso militar urgente, e insistiu que “para a sua segurança imediata, pedimos a todos que se desloquem temporariamente para o sul”.

“A operação iminente das IDF está preparada para neutralizar a ameaça do Hamas com precisão e intensidade”, acrescentou Hagari.

O porta-voz israelense justificou a ação militar dizendo que “o Hamas colocou as suas armas e seu pessoal entre os civis”. Cabe destacar que as IDF já havia iniciado as incursões por terra na Faixa de Gaza na noite de sexta (27/10), horas antes da divulgação do vídeo de Hagari, e também intensificou os bombardeios em outras regiões da cidade.

Apesar de ter publicado a mensagem de retirada nas redes sociais, não existe garantia de que os civis palestinos conseguirão ter acesso ao alerta. Isso porque bombardeios israelenses destruíram as infraestruturas de comunicação em parte do país, principalmente no norte. Na sexta-feira (27), a última empresa de telecomunicação em operação no território palestino disse que uma ofensiva israelense destruiu todas as suas conexões.

O presidente da Bielorrússia, Alexandr Lukashenko, declarou que teme a possibilidade de o atual conflito no Oriente Médio, com a ofensiva militar de Israel contra a comunidade palestina da Faixa de Gaza, possa começar uma Terceira Guerra Mundial.

Em coletiva com meios locais e também da Rússia, o mandatário afirmou que o envio de grupos de porta-aviões por parte dos Estados Unidos e o rumor de que estes poderiam realizar ataques contra o Irã, com a justificativa de que o país estaria “financiando” o Hamas, levaria a um conflito maior, obrigando vários países a tomar posição e se envolver na guerra.

O números de pessoas mortas em razão do conflito entre Israel e Hamas subiu. Ao todo, já são 9.103 mortos por causa da guerra, 1.400 em Israel e o Ministério da Saúde de Gaza atualizou, neste sábado (28), para 7.703 o número de pessoas que morreram na Faixa de Gaza. Segundo o ministério, mais de 3.500 crianças estão entre as mortes registradas desde o início da guerra.