NOTÍCIAS

Inep anuncia data para inscrições do Encceja 2024; veja quando:

Inep anuncia data para inscrições do Encceja 2024; veja quando:



Prova será realizada em 25 de agosto

 edital para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 foi aberto. O exame será realizado no dia 25 de agosto, abrangendo todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O resultado oficial ainda não foi divulgado.

Para os candidatos que não compareceram às provas do Encceja 2023, e não justificaram a ausência, para se inscrever na edição de 2024 deverão pagar uma taxa de R$ 40. O pagamento desta taxa é feito por meio de um boleto bancário, que pode ser quitado em qualquer agência bancária ou casa lotérica.

As inscrições começam dia 29 de abril e vão até 10 de maio

As inscrições para o Encceja 2024 abrem em 29 de abril e se estendem até 10 de maio. Durante esse período, os candidatos também podem solicitar atendimento especializado ou o tratamento pelo nome social, caso necessário.

Pessoas com condições especiais tem direito a suporte especializado

O exame oferece suporte especializado para uma ampla gama de condições, incluindo baixa visão, cegueira, deficiência física, auditiva ou intelectual, surdez, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, além de acomodações para gestantes, lactantes, idosos e outras condições específicas.

Para se inscrever no Encceja 2024, siga estes passos:

  • Acesse o site oficial do Encceja: http://enccejanacional.inep.gov.br/
  • Clique no menu “Inscrição”.
  • Preencha os campos com seus dados pessoais.
  • Informe o nível de formação desejado (ensino fundamental ou médio).
  • Escolha o local da prova, indicando cidade e estado.
  • Selecione a instituição de ensino pela qual deseja obter a certificação.
  • Responda ao questionário socioeconômico.
  • Conclua o processo criando e confirmando uma senha para seu login.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) teve sua primeira edição em 2002 e é destinado a avaliar as competências, habilidades e conhecimentos de jovens e adultos que não finalizaram o ensino fundamental ou médio na idade esperada. O exame é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Além disso, a responsabilidade pela emissão dos certificados e das declarações de proficiência recai sobre as secretarias de Educação e os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que participam mediante Termo de Adesão ao Encceja.