NOTÍCIAS

Igrejas católicas fecham as portas nos EUA

Igrejas católicas fecham as portas nos EUA



Mesmo com a recente visita do supremo líder da Igreja Católica nos Estados Unidos, muitas igrejas católicas fecham as portas no país, principalmente na maior cidade americana, Nova York.

– Mesmo com a recente visita do supremo líder da Igreja Católica nos Estados Unidos, muitas igrejas católicas fecham as portas no país, principalmente na maior cidade americana, Nova York.

A decisão de fechar as portas de varias igrejas católicas foi do cardeal Timothi Dolan, que tem sido duramente criticado por alguns fiéis que freqüentam as igrejas.

Na decisão do cardeal, foi levado em consideração a grande queda no número de freqüentadores nas missas, isso inviabiliza a manutenção de grandes templos na cidade.

Aproximadamente 40 igrejas católicas foram fechadas somente em Nova York, e algumas se fundiram com outras, segundo o cardeal, não se pode mais gastar energia em templos que não há ao menos 10 pessoas por missas.

O fechamento das igrejas já estava previsto desde o final do ano de 2014, porém a igreja resolveu esperar a visita do Papa Francisco na cidade.

Alguns fiéis estão revoltados com a decisão da igreja em fechar as paróquias, alguns dizem que se sentem traídos, porque essa é uma decisão puramente econômica que não levou em conta a fé das pessoas.

Segundo o padre MacCahill da igreja que terá sua paróquia fechada, ele acreditava que com a visita do papa na cidade, teria esperança que o povo voltasse. De acordo com MacCahill, o enxugamento inédito da igreja católica em Nova York, é o reflexo de um ambiente pagão que a cidade vive.

O cardeal Dolan afirma que é uma decisão difícil, porém foi tomada em acordo com a comunidade católica na cidade.

André Santos
Portal Padom