Hamas ordena que moradores de Gaza não saiam de casa
Marcos Caetano
O grupo terrorista Hamas ordenou que os moradores de Gaza não saiam de casa nesta sexta-feira (13), contrariando o pedido do Exército de Israel para que todos os civis no norte do território se desloquem para o sul.
Para o grupo islâmico, Israel “está tentando criar confusão entre os cidadãos” e “prejudicar a coesão” interna de Gaza por meio de uma “guerra psicológica”.
Já Israel diz que o Hamas está “se aproveitando dos moradores da Faixa de Gaza e levando o desastre a eles”. De acordo com o porta-voz do Exército israelense, “a responsabilidade pelo que possa acontecer com aqueles que não saírem da região está nas mãos do Hamas”.
Nesta quinta-feira (12), o exército israelense emitiu um aviso pedindo para que os moradores da Cidade de Gaza deixem as casas em direção ao sul da região em até 24 horas. A informação foi confirmada em um vídeo publicado nas redes sociais das forças militares do país.
O porta-voz do exército afirmou que a ação é para a própria segurança dos habitantes da Faixa de Gaza e recomendou que as pessoas só voltem quando o governo israelense permitir. Palestinos temem que a ordem seja um indicativo de que o exército israelense vai entrar por terra em Gaza.