NOTÍCIAS

Goleiro da Colômbia comemora recorde de jogador mais velho da Copa do Mundo

Goleiro da Colômbia comemora recorde de jogador mais velho da Copa do Mundo



Aos 43 anos, Mondragón substituiu o goleiro titular no final da partida contra o Japão

 AE – Nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, quando Asprilla e Aristizábal, aposentados há muito tempo, ainda eram jogadores sub-23, Faryd Mondragón era o goleiro reserva da Colômbia. Vinte e dois anos depois, Mondragón entrou em campo em 24 de junho, três dias depois de completar 43 anos, para se tornar o jogador mais velho a participar de uma Copa do Mundo.
 
“Creio que o mundo estava esperando por este momento. Agradeço ao professor (José) Pekerman e à comissão técnica por este momento e por esta oportunidade. É uma honra para mim ser representante da história do futebol colombiano com este recorde, mas o mais importante é que a Colômbia como equipe está fazendo o seu papel”, disse o veterano.
 
Mondragón, que jogou na Europa entre 2001 e 2010 (passou por Metz, Galatasaray e Colônia), voltou ao futebol colombiano em 2012 para jogar no Deportivo Cali. Terceiro goleiro da Colômbia na Copa, entrou em campo na Arena Pantanal, quando seu time já vencia por 3 a 1, só para bater o recorde, uma vez que o titular Ospina estava muito bem.
 
Assim, Mondragón jogou sua segunda Copa. Ele foi titular da Colômbia na última vez que o país disputou um Mundial, em 1998. Quatro anos antes, em 1994, foi reserva e não chegou a entrar em campo. Naquela Copa, o camaronês Roger Milla jogou aos 42 anos e foi o jogador mais velho a disputar uma partida de Mundial.
 
Apesar de entrar em campo aos 38 minutos do segundo tempo diante do Japão, Mondragón ainda fez uma grande defesa no finalzinho da partida, cara a cara com o atacante. “Ficar embaixo do gol, fazer uma grande defesa, bater um recorde, ganhar a partida. Tenho muitos sentimentos positivos juntos”, comemorou o jogador.