Galão portátil facilita busca e transporte de água na África
Mulheres e crianças na África caminham, em média, 6 km por dia em busca de água.
Diariamente mulheres e crianças africanas precisam caminhar quilômetros carregando baldes para conseguir água. Mas, no que depender do Hippo Roller Water Project, essa missão ficará muito mais simples. O projeto criou um galão portátil, capaz de substituir os baldes e carregar muito mais água.
O equipamento, criado pelos engenheiros sul-africanos Pettie Petzer e Johan Jonker, é simples. Semelhante a um barril conectado a um eixo, o Hippo Roller é capaz de armazenar até 90 litros de água. Para o seu transporte, ao invés de carregar todo o peso na cabeça, as pessoas precisam apenas rolar o equipamento.
Foto: Divulgação
O produto não é novo. A dupla de engenheiros o criou em 1991, três anos depois o projeto ganhava forma, com a missão de levar a solução ao maior número possível de pessoas que sofrem com a escassez de água no continente africano.
Foto: Divulgação
A busca por água é uma missão muito árdua para mulheres e crianças na África. Sem sistemas de distribuição de recursos, eles caminham, em média seis quilômetros por dia, de acordo com a ONU. Além da enorme distância, eles ainda carregam a água em baldes abertos, que cabem, no máximo 20 litros.
A força usada para empurrar o Hippo Roller é mínima se comparado ao esforço tradicional, com o benefício extra de poder carregar quatro vezes mais água e transportá-la em um recipiente fechado, que evita contaminação.
Foto: Divulgação
O projeto já recebeu destaque internacional por sua eficácia em solucionar um problema social que afeta praticamente um continente inteiro. Desde o início de suas atividades, já foram entregues 45 mil equipamentos que beneficiaram direta ou indiretamente mais de 300 mil pessoas. Para aumentar ainda mais esse alcance, o projeto busca doações e parceiros.
Redação CicloVivo