Futebol cria jogador de valor
Com aulas gratuitas do esporte, projeto Um Passe para Educação transmite valores para meninos de favela paulistana.
oferecimento da iStockphoto. Imagem #14026140
Hoje, há cerca de 100 participantes. Meta para 2013 é aumentar esse número para 160.
Sabe aquela velha conversa de que o esporte educa, que o esporte ajuda a construir valores? Pois ela continua sendo verdadeira. No caso do projeto Um Passe para a Educação, o futebol é a principal ferramenta para educar jovens da favela de Paraisópolis, na cidade de São Paulo.
Por meio de aulas gratuitas com a pelota e de uma série de facilidades para que a molecada possa jogar, como transporte, reforço alimentar e acompanhamento por profissionais da saúde, o projeto consegue um compromisso mais forte da meninada com a escola e com a própria saúde.
Hoje, cerca de 100 crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos, frequentam as aulas realizadas em uma quadra no Bairro do Morumbi. Todos os participantes recebem gratuitamente acompanhamento nutricional, psicológico e odontológico, além de transporte até o local das aulas e alimentação. A frequência escolar também é incentivada.
“O objetivo geral é a inclusão social. Faz parte do projeto manter as crianças afastadas da criminalidade e do tráfico de drogas. Um dos pontos mais importantes é a construção de valores como disciplina, companheirismo, responsabilidade e meritocracia”, afirma a coordenadora do Um Passe para Educação, Ana Rosa Enriquez.
“Muitos jovens alimentam o sonho de serem jogadores profissionais e damos chances para que isso ocorra, mas mesmo o sonho não realizado faz com que aprendam a lidar com vitórias e derrotas e ajuda muitíssimo na formação do ser humano”, avalia Ana Rosa.
Tudo começou há cerca de seis anos, quando a professora de educação física Regina Queiroz começou a dar aulas de futebol na comunidade, de forma voluntária. Aos poucos, o número de participantes foi aumentando e chamou a atenção do Instituto Por Mais Alguém, que se aproximou e, desde 2011, assumiu a gestão do projeto Um Passe para a Educação, em parceria com Regina.
Duas vezes por ano, elas viajam para Águas de Lindóia para participar do Torneio Internacional de Futebol Soccer do Brasil, campeonato promovido pela Soccer do Brasil Futebol Internacional, com apoio da prefeitura da cidade.