França diz que reconhecerá Palestina se impasse com Israel permanecer
Processo de paz do Oriente Médio está parado. França vai fazer conferência no verão do hemisfério norte
A França disse nesta sexta-feira (29) que pretende fazer uma nova tentativa para resolver o conflito entre israelenses e palestinos e alertou que se os seus esforços fracassarem, o país vai reconhecer o Estado Palestino.
"A França vai se envolver nas próximas semanas na preparação de uma conferência internacional para juntar as partes interessadas e os seus principais parceiros, os norte-americanos, europeus, árabes, para preservar e tornar realidade a solução de dois Estados”, afirmou o ministro do Exterior da França, Laurent Fabius.
Uma fonte diplomática francesa completou que Paris pretendia lançar essa conferência até o verão no hemisfério norte (inverno no hemisfério sul).
O processo de paz do Oriente Médio está parado por causa de divergências sobre fronteiras e assentamentos. Não tem havido nenhuma tentativa de fato para retomar o diálogo entre israelenses e palestinos.
Se essa nova tentativa de encontrar uma solução não der em nada, “bem, nesse caso, temos que encarar as nossas reponsabilidades, reconhecendo o Estado Palestino”, declarou Fabius.