NOTÍCIAS

EUA e Irã reafirmam disposição de estabelecer diálogo para a paz

EUA e Irã reafirmam disposição de estabelecer diálogo para a paz



Há 7 anos, sanções internacionais deixam economia do Irã em frangalhos. Moeda se desvalorizou e desemprego subiu com embargos.

A quatro dias do início dos debates na assembleia geral das Nações Unidas, os governos dos Estados Unidos e do Irãreafirmaram a disposição de estabelecer um diálogo para pôr fim a mais de três décadas de hostilidades.

Já são sete anos de sanções internacionais que deixaram em frangalhos a economia do Irã. A moeda se desvalorizou e o desemprego subiu com o embargo liderado pelos Estados Unidos, que temem que o Irã esteja desenvolvendo a bomba atômica.

A aproximação começou com uma troca de cartas entre Rouhani e o presidente Barack Obama. Essa semana, Rouhani disse à TV americana que o Irã jamais teve a intenção de produzir bombas nucleares. Num artigo para o Washington Post, declarou que o ocidente deveria aproveitar a eleição dele para dialogar de igual pra igual.

Israel vê tudo com desconfiança e diz que a intenção do Irã é enganar o ocidente. O governo Obama confirmou que tem conversado com o líder iraniano e que agora espera provas de que o programa nuclear seja exclusivamente para fins pacíficos.

A Casa Branca faz suspense, mas a imprensa americana diz que há uma grande possibilidade de Obama e Rouhani se encontrarem na semana que vem, em Nova York, durante a assembleia geral da ONU. Um possível aperto de mãos já seria um grande passo para dois países que se consideram inimigos há 34 anos.