NOTÍCIAS

Estado Palestino Rejeitado Pela ONU

Estado Palestino Rejeitado Pela ONU



O Conselho de Segurança da ONU rejeitou nesta terça-feira uma proposta palestina resolução para a criação de um estado próprio nos territórios de 1967.

 O Conselho de Segurança da ONU rejeitou nesta terça-feira uma proposta palestina resolução para a criação de um estado próprio nos territórios de 1967.

A resolução foi submetido por uma coalizão árabe liderada pela Jordânia, o projeto era severamente criticado por Israel e pelos Estados Unidos por causa de muitos detalhes em sua forma original.
 
Entre eles, havia a exigência de um prazo de um ano para a criação de um Estado Árabe Palestino soberano com base nas fronteiras de 1967 e a retirada de todas as forças israelenses dos territórios até 2017.
 
A proposta que foi levado ao voto, contou com apenas oito votos favoráveis, o que era insuficiente, sendo que precisa de pelo menos nove para passar, e além disso nenhum veto dos membros fixos do Conselho.
 
No entanto, os EUA e a Austrália votaram contra, e outras cinco nações se abstiveram membros do conselho se abstiveram.
 
A rejeição do governo americana já era de se esperar devido a forte aliança diplomática entre os Estados Unidos e o Estado de Israel.
Segundo declarações do porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, Jeff Rathke, o governo americano não pode ver como esta medida pode ser construtiva, já que não promove um processo de paz definitivo com o Estado de Israel e nem mesmo garante uma transição segura e em PAZ.
 
Jeff Rathke ainda afirmou que o Estado de Israel retirou as suas tropas e os assentamentos da Faixa de Gaza em 2005, recebendo após isto milhares de mísseis sobre suas casas.
 
Benjamin Netanyahu afirmou que caso o país saia completamente da Cisjordânia o resultado poderá ser catastrófico. “Vamos continuar a combater com vigor tentativas de nos forçar condições que porão em risco a segurança de nosso país”.