NOTÍCIAS

Esperança para o homem: ratos são “curados” de câncer de pulmão

Esperança para o homem: ratos são “curados” de câncer de pulmão



Camundongos com até 200 tumores foram completamente curados de câncer de pulmão usando uma “terapia genética” técnica, afirmam os cientistas da Espanha.

Camundongos com até 200 tumores foram completamente curados de câncer de pulmão usando uma "terapia genética" técnica, afirmam os cientistas da Espanha.
 
Ao bloquear a produção de uma proteína, que conduz ao desenvolvimento de tumores, os pesquisadores foram capazes de eliminar os tumores sem qualquer evidência de efeitos colaterais adversos.
 
O estudo descobriu que o tratamento foi eficaz mesmo após várias rodadas de tratamento, sugerindo que os ratos não se tornaram resistentes a ela – um grande problema do câncer hoje para os médicos.

Os cientistas têm agora a esperança de adaptar o tratamento para uma forma apropriada e segura que permita o uso em seres humanos.

Dra. Laura Soucek do Vall d’Hebron Instituto de Oncologia, em Barcelona, que liderou o estudo, disse: "Estamos tão animados por chegar a este ponto. Estou certa de que ele irá mudar o curso da terapia do câncer, apesar de ter um longo caminho pela frente. "
A terapia-alvo é uma proteína conhecida como Myc, que desempenha um papel importante nas células, mas pode levar a um crescimento celular descontrolado e ao aparecimento do câncer, se ela se reproduzir demais no corpo.
 
A pesquisa
No novo experimento foram dadas duas terapias aos ratos com até 200 tumores de pulmão, durante quatro semanas, seguido de períodos de quatro semanas de descanso de mais de um ano.
 
Após o primeiro tratamento de tumores dos ratos todos os tumores desapareceram, mas 63 por cento tiveram uma recaída depois.
Após o segundo tratamento, apenas 11 por cento dos tumores originais ressurgiu.
 
Depois de oito ciclos de tratamento, apenas dois tumores puderam ser identificados.
 
Dr. Soucek disse: "A descoberta mais importante foi que não havia sinais de resistência ao tratamento. Esta é uma das maiores desvantagens de muitas terapias anticancerígenas: a doença desenvolve resistência e pode voltar ainda mais agressiva."
"O fato de os resultados serem mantidos ao longo do tempo, mostra que não existe qualquer resistência e sugere que a terapêutica Myc direcionada podem oferecer uma forma sem precedentes para a frenhe".

 

Com informações do The Telegraph.