Empresa lança impressora 3D para criação de brinquedos em casa
ThingMaker, da Mattel, tem aplicativo exclusivo e custa US$ 300
EL SEGUNDO, Califórnia — No passado, crianças faziam seus brinquedos em casa, com restos de madeira, tecido e outros materiais. Agora, elas usam uma impressora 3D. A Mattel anunciou durante o fim de semana, na New York Toy Fair 2016, em El Segundo, na Califórnia, o lançamento da ThingMaker 3D, primeira impressora 3D voltada para o mercado infantil. O produto entrou em pré-venda nesta segunda-feira por US$ 299, com entrega prevista para outubro deste ano.
— Na atual era digital, é mais importante que nunca para famílias transcenderem o mundo digital e tornarem suas ideias reais — disse Aslan Appleman, diretor da Mattel. — ThingMaker expande os limites da imaginação, dando às famílias formas incontáveis de customização dos seus brinquedos, deixando a criatividade correr solta.
De forma simples, crianças podem criar seus próprios brinquedos, sejam bonecos, robôs ou dinossauros, além de acessórios vestíveis, como pulseiras e cordões. No aplicativo ThingMaker Design App, as famílias terão acesso a uma biblioteca com modelos prontos para a impressão ou poderão moldar suas próprias criações a partir de peças virtuais. Para criar bonecos, por exemplo, existem diferentes tipos de cabeças, braços e pernas.
O aplicativo está disponível para Android e iOS, e funciona tanto em tablets como smartphones. Para facilitar a criação, o programinha tem tutoriais e, com o projeto pronto, basta enviá-lo para a impressora 3D. Todas as partes têm juntas de fácil encaixe para a montagem.
— O ecossistema da ThingMaker torna a construção de suas próprias criações não apenas possível, como mais intuitiva para jovens criadores — disse Samir Hanna, gerente-geral da Autodesk, parceira da Mattel no produto.