Empresa cria robô que permite que paraplégicos consigam andar
Dentre as várias privações a que está sujeita uma pessoa paraplégica, uma das mais difíceis de gerir é a de não conseguir se manter de pé e estar sempre dependente de alguém.
Dentre as várias privações a que está sujeita uma pessoa paraplégica, uma das mais difíceis de gerir é a de não conseguir se manter de pé e estar sempre dependente de alguém. Uma empresa americana, a Ekso Bionics, quer usar a tecnologia para melhorar a vida dessas pessoas e criou um robô para ser “vestido” e assim ajudar as pessoas com deficiência física a levantar e andar.
A estrutura, espécie de roupa robô, é de alumínio e titânio e funciona com uma bateria, pesando cerca de 25 quilos. Os criadores garantem que é possível um usuário passar da cadeira de rodas para a “roupa” em 5 minutos, já que o design do produto é feito para tornar simples a entrada e saída dos membros. Depois, com a ajuda de muletas, ele pode se mover sozinho.
Por enquanto, o Ekso Bionic Suit foi lançado para ser usado em hospitais e centros de apoio médico, com supervisão, mas a ideia é que passe a ter uso doméstico já no próximo ano. Veja como o produto pode mudar a vida de pessoas paraplégicas no vídeo e fotos abaixo.