NOTÍCIAS

Em busca de recorde mundial, sorocabano faz lanche de 110 quilos

Em busca de recorde mundial, sorocabano faz lanche de 110 quilos



Sanduíche foi dividido para mais de 50 pessoas.
Ele já entrou para o Guiness Brasileiro com um lanche de quase 8 quilos.

Só o pão pesou 15 quilos, sem contar a apresuntada, muçarela, bacon, tomate, cebola, calabresa, salsicha, queijo cremoso, batata palha, milho, ervilha, mostrada, ketchup e maionese. Todos esses ingredientes foram reunidos na tentativa de fazer o maior sanduíche do Brasil na noite desta quinta-feira (1º), emSorocaba (SP). O lancheiro Danilo Henrique Neves de Souza gastou quase quatro horas para rechear os 2,5 metros de pão. O sanduíche pronto, segundo Danilo, pesou mais de 110 quilos e serviu uma turma de mais de cinquenta pessoas.

Para ter sucesso no desafio gastronômico, Danilo contou com a ajuda do sócio da lanchonete, Marino Roberto. "Na semana passada a gente começou a planejar o sanduíche e a comprar os ingredientes", conta Danilo. A empreitada contou ainda com a ajuda dos amigos, que fizeram a divulgação da empreitada nas redes sociais.

Na hora combinada (16h), o pão – feito sob medida por uma padaria de Sorocaba – chegou e foi saudado com uma batucada do grupo de seis amigos que não arredou pé até que tudo ficasse pronto. O pão só teve a parte de cima dividida pela metade para poder ser aberto sem quebrar. "Nossa, só para cortar o pão é mais puxado que uma hora na academia", desaba Danilo.

Lanche gigante 1 (Foto: Márcia Belmello)Foram usados 20 quilos de salsicha e 10 pés de

alface (Foto: Márcia Belmello/G1)

O passo a passo, segundo ele, é igual a um sanchuíche normal, o que difere é a quantidade de ingredientes. O pão recebeu uma generosa camada de 2 quilos de maionese, sobre a qual foram acomodados os 10 pés de alface e em seguida a salsicha (20 kg), a apresuntada (3,715 kg) e a muçarela (4,015 kg).

Bacon (11,415 kg), calabresa (12 kg), cebola (6 kg), tomate (10 kg), milho (6 kg) e ervilha (6 kg) tiveram que ser preparados aos poucos, na chapa. "Ele é muito caprichoso. Cozinha muito bem", elogia a namorada Tatiane Maciel.

Danilo conta que nunca teve aulas de culinária, começou a cozinhar ainda criança e tomou gosto pela coisa. Para ganhar a vida já foi pizzaiolo, ajudante de cozinha, garçom e teve até convite para dar aulas em uma escola de culinária, mas esse trabalho preferiu deixar de lado. "O que eu gosto mesmo é de inventar". Diz que já "inventou" mais de 50 tipos de sorvete, entre eles o de cachaça, vodka com pêssego, amarula e vinho com frutas. "Eu que inventei todos e, agora, estou desenvolvendo um bolo de batida de maracujá que vai ser um sucesso", prevê.

À medida que o sanduíche ia sendo montado, a plateia em frente à lanchonete aumentava. Amigos, parentes, clientes e até gente que passava com o carro via a movimentação e parava para ver o que estava acontecendo. "Eu nunca vi uma coisa dessas. É muito interessante ver o trabalho dele. Agora eu só espero para provar porque com esses ingredientes deve ficar muito gostoso", opinou o cliente Adilson Golat Bispo.

Uma generosa camada de batata palha (7 kg) e queijo cremoso (5,4 kg) completaram o lanche, que não dispensou o ketchup (3 kg) e a mostarda (3 kg).

Lanche gigante 2 (Foto: Márcia Belmello)O sanduíche media 2,5 metros de comprimento

(Foto: Márcia Belmello/G1)

O momento de virar as metades do pão para cobrir tudo foi um espetáculo à parte. Todos de câmeras e celulares nas mãos para não perder nenhum movimento. Foi preciso a ajuda do sócio para não correr o risco de dar nada errado. "É uma sensação muito louca, é muito emocionante, é a satisfação de superar os limites", completou, ao ver a obra pronta.

O sanduíche foi vendido por R$ 20 o quilo, que dava direito também a um sorvete de cachaça e uma garrafa de refrigerante. Apesar do tamanho, a iguaria não durou muito tempo, já que alguns glutões, além de comerem, levaram pedaços para casa.

Rumo ao Guiness

Danilo esteve durante dois anos no Guiness Brasil com o maior sanduíche do país, que pesava 7,975 quilos (2008), mas em 2010 foi superado pelos funcionários de uma lanchonete de Barretos (SP), que fez um lanche com 21,8 quilos e 60 centímetros de diâmetro.

Agora, ele quer superar a marca mundial, que hoje pertence a um grupo do México. O atual campeão mede 58 metros e pesa 750 quilos. Mas, antes disso, Danilo quer montar um hamburger de 90 quilos. E a façanha já tem data marcada. "No máximo em julho do ano que vem", diz.

Para isso, ele está em busca de patrocínios. O primeiro é o sócio, Marino Roberto. "Eu vou ajudar porque confio no talento dele e no que pode render no futuro", diz.

"Eu quero morrer cozinhando. Chegar aos 90 anos ali na chapa fazendo lanches para os meus clientes", completa o lancheiro.

Lanche gigante 3 (Foto: Márcia Belmello)O próximo passo é se inscrever para o Guiness Mundial (Foto: Márcia Belmello/G1)