Domo de Ferro
O sistema Domo de Ferro é sem dúvida alguma uma das obras mais interessantes da engenharia militar do Mundo, um sistema basicamente de defesa.
O Sistema Domo de Ferro
O sistema Domo de Ferro é sem dúvida alguma uma das obras mais interessantes da engenharia militar do Mundo, um sistema basicamente de defesa. Ele foi desenvolvido pela indústria militar de Israel através da empresa Rafael, uma das mais prestigiadas do Mundo no ramo.
O sistema que foi considerado por engenheiros como praticamente impossível de ser projetado, foi fruto de um trabalho árduo da genialidade dos engenheiros israelenses que superaram todo tipo de dificuldade para concluir o projeto.
Como Funciona o Sistema Domo de Ferro?
Quando grupos terroristas ou exércitos disparam mísseis contra o Estado de Israel, um sistema avançado de radar capta o míssel, um sistema computadorizado determina sua rota e enquanto o míssel é disparado ele faz a correção da rota ainda em ar afim de abater o míssil do inimigo.
O sistema não é barato, mas o Estado de Israel está disposto a gastar milhões na defesa de seus cidadãos.
O míssil do Domo de Ferro não é disparado em qualquer caso de disparo rumo ao território de Israel, mas ele calcula através da rota se o míssil vai atingir alguma área residencial, se assim for, ele é disparado para destruir o míssil inimigo.
O programa foi realidado com apoio financeiro do governo americano.
Cúpula ou Domo de Ferro (em hebraico: כִּפַּת בַּרְזֶל, transliterado como kipat barzel; em inglês: Iron Dome) é um sistema de defesa antiaérea desenvolvido pela Rafael Advanced Defense Systems, uma empresa de Israel.
O sistema foi projetado para interceptar e destruir mísseis de curto alcance de distâncias de 4 a 70 quilômetros. O Estado de Israel espera aumentar o leque de interceptações do Domo de Ferro através do aumento do alcance máximo do sistema para alvos entre 70 e 250 quilômetros e permitir que ele intercepte mísseis provenientes de duas direções simultaneamente.
O Domo de Ferro ou Cúpula de Ferro se tornou operacional em 27 de março 2011 perto da cidade de Beersheba.
Em 7 de abril de 2011, o sistema conseguiu, pela primeira vez, interceptar um míssil Grad lançado desde a Faixa de Gaza contra cidadões em Beersheba.
Em 10 de março de 2012, o jornal The Jerusalem Post publicou que o sistema abateu mais de 90% dos mísseis lançados a partir de Gaza que iriam atingir áreas populacionais.
Em 19 de novembro do mesmo ano, o repórter Mark Thompson escreveu que, a "falta de baixas israelenses sugere que o Domo de Ferro é a bateria antimísseis mais testada e mais eficaz que o mundo já conheceu."
Obama faz parada para conhecer o sistema de defesa Domo de Ferro, Março de 2013.
Em meio a um dia lotado em uma agenda apertada, o Presidente americano Barack Obama fez parada para conhecer o sistema de defesa Domo de Ferro que salvou a vida de centenas de Israelenses no último conflito entre Israel e o Hamas de Gaza.
O sistema de defesa Domo de Ferro foi de grande utilidade no último conflito e o governo de Israel decidiu investir milhões, além disso, o próprio Presidente Barack Obama aprovou ajuda financeira americana para Israel durante o conflito, o Domo de Ferro é considerado a sistema mais completo e eficiente para o combate de mísseis de curto e médio alcance.
Domo de Ferro em Março de 2012 – Entra em vigor cessar-fogo entre Israel e Gaza
Após o intenso intermédio do Egito, Israel e as organizações terroristas em Gaza chegaram a um acordo temporário de cessar-fogo.
O grupo que estava mais ativo disparando contra as cidades no Sul de Israel, o Jihad Islâmico está acusando o Hamas de cooperar, se entregar e ceder a qualquer pressão do Estado de Israel.
Ativistas do Jihad também acusam o Hamas de ter mantido detidos dois de seus combatentes dentro de uma construção que normalmente eles evacuam quando Israel ataca as posições do Hamas em Gaza.
https://www.youtube.com/watch?v=QBWQgpzw_f4
https://www.youtube.com/watch?v=x_89139WKho