NOTÍCIAS

Dois cristãos foram soltos, porém 40 permanecem detidos no Irã

Dois cristãos foram soltos, porém 40 permanecem detidos no Irã



A Igreja iraniana pede intercessão contínua pelos cristãos ainda aprisionados e se alegra com a resposta de oração pelos dois irmãos libertados no início deste mês e outros que receberam licença temporária

O cristão Sevada Aghasar foi libertado sob fiança no dia 2 de março. Ele estava detido na prisão de Evin, em Teerã, desde 21 de agosto de 2013. Sevada é um cristão armênio. Sua casa foi revistada durante uma onda de ataques no Natal de 2012. Em agosto de 2013, ele foi preso juntamente com dois outros cristãos, Masoud e Ebrahim, ambos de origem muçulmana. Segundo relatos, Masoud também foi liberado.

O pastor Behnam Irani tem, finalmente, recebido tratamento hospitalar. Ele está na prisão Ghezal Hasar em Karaj, desde maio de 2011, cumprindo pena de seis anos pela acusação de realizar atividade contra o governo. Desde 2012, ele recebia apenas tratamentos paliativos para um problema intestinal crescente. No dia 22 de fevereiro, recebeu autorização para se submeter à cirurgia necessária, que foi bem-sucedida. Ele permaneceu no hospital por alguns dias para recuperação antes de voltar para a prisão.

Em fevereiro, Alireza Seyyedian, outro cristão detido na prisão de Evin, obteve licença temporária de cinco dias. Em novembro de 2011, ele foi condenado pelas acusações de “propaganda contra o regime” e de “agir contra a segurança nacional”. Após um recurso, sua sentença foi reajustada para três anos e meio de prisão. Ele começou a cumprir sua sentença em março de 2012.

Acredita-se que pelo menos 40 cristãos estejam detidos por sua fé ou atividades cristãs em todo o Irã. Os cristãos que apoiam esses irmãos estão gratos por estes acontecimentos recentes e agradecem as orações de irmãos ao redor do mundo. Eles pedem por intercessão contínua.

 Pedidos de oração
• Ore para que Sevada, Masoud e outros cristãos recentemente libertados reconheçam a presença e a paz de Jesus enquanto se reajustam à rotina normal.
• Peça para que o pastor Behnam continue recebendo os cuidados médicos adequados.
• Interceda por Alireza, Ebrahim e todos os outros detidos por causa de sua fé em todo o Irã, para que eles experimentem a paz, a presença e a proteção de Jesus a cada dia.
• Clame por todos os funcionários envolvidos, para que eles tenham misericórdia, ajam com justiça, aprendam sobre Jesus e escolham segui-lo.