NOTÍCIAS

Dicas REBS – Rede de Empreendedores Bem Sucedidos – Importância da marca para o sucesso do negócio

Dicas REBS – Rede de Empreendedores Bem Sucedidos – Importância da marca para o sucesso do negócio



Além da qualidade dos produtos, a marca da empresa deve carregar o conjunto de atributos e benefícios que o negócio oferece para conquistar clientes.

2 min de leitura · 20/11/2013 · Atualizado em 28/10/2022

Imagem de destaque do artigo

A marca é o DNA de uma empresa e é o que conecta o cliente ao produto. Por isso, ela precisa demonstrar a capacidade do negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e melhor experiência a quem escolhe o seu empreendimento e os produtos.

Ela deve representar o conjunto de valores pensados pelo empresário para dar identidade ao negócio. Nesse sentido, para auxiliá-lo a trilhar o melhor caminho, confira a seguir informações e orientações sobre como construir sua marca e registrá-la.

Como construir

Realize pesquisas com clientes efetivos e potenciais, parceiros e funcionários, a fim de perceber qual a imagem que o seu negócio transmite e verificar se condiz com o que se espera e é anunciado. 

Além disso, acompanhe algumas dicas na hora de construir uma marca:

  • É importante que a estratégia e o posicionamento da empresa estejam bem definidos. O empreendedor deve ter o entendimento claro do que o negócio é hoje e como pretende ser amanhã, considerando as atividades e o público do empreendimento.
  • Não se esqueça de aspectos como ética e confiabilidade e dos pontos que destacam a empresa na concorrência.
  • O desenho da marca tem que se comunicar. A construção envolve pesquisa e reconhecimento, precisa ser original e atraente, informando com objetividade os pontos fortes do negócio.
  • Toda marca precisa de identidade verbal e visual. É assim que ela ganha legitimidade no discurso escrito, falado ou em imagem para ser aplicada nos materiais da empresa.
  • É preciso planejamento para ativar a marca. O empreendedor deve estudar onde e como vai começar a divulgá-la, o público, o alcance e qual a relação custo-benefício nesse processo.
  • A gestão da marca deve alinhar todo o universo da empresa, desde o produto até o ambiente. Materiais impressos e digitais, arquitetura e decoração precisam comunicar-se uns com os outros, de forma a valorizar a imagem do negócio e garantir consistência e continuidade no uso da marca

 

  • Com Informações : Sebrae