
Dicas REBS – Rede de Empreendedores Bem Sucedidos – Importância da marca para o sucesso do negócio
Além da qualidade dos produtos, a marca da empresa deve carregar o conjunto de atributos e benefícios que o negócio oferece para conquistar clientes.
A marca é o DNA de uma empresa e é o que conecta o cliente ao produto. Por isso, ela precisa demonstrar a capacidade do negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e melhor experiência a quem escolhe o seu empreendimento e os produtos.
Ela deve representar o conjunto de valores pensados pelo empresário para dar identidade ao negócio. Nesse sentido, para auxiliá-lo a trilhar o melhor caminho, confira a seguir informações e orientações sobre como construir sua marca e registrá-la.
Como construir
Realize pesquisas com clientes efetivos e potenciais, parceiros e funcionários, a fim de perceber qual a imagem que o seu negócio transmite e verificar se condiz com o que se espera e é anunciado.
Além disso, acompanhe algumas dicas na hora de construir uma marca:
- É importante que a estratégia e o posicionamento da empresa estejam bem definidos. O empreendedor deve ter o entendimento claro do que o negócio é hoje e como pretende ser amanhã, considerando as atividades e o público do empreendimento.
- Não se esqueça de aspectos como ética e confiabilidade e dos pontos que destacam a empresa na concorrência.
- O desenho da marca tem que se comunicar. A construção envolve pesquisa e reconhecimento, precisa ser original e atraente, informando com objetividade os pontos fortes do negócio.
- Toda marca precisa de identidade verbal e visual. É assim que ela ganha legitimidade no discurso escrito, falado ou em imagem para ser aplicada nos materiais da empresa.
- É preciso planejamento para ativar a marca. O empreendedor deve estudar onde e como vai começar a divulgá-la, o público, o alcance e qual a relação custo-benefício nesse processo.
- A gestão da marca deve alinhar todo o universo da empresa, desde o produto até o ambiente. Materiais impressos e digitais, arquitetura e decoração precisam comunicar-se uns com os outros, de forma a valorizar a imagem do negócio e garantir consistência e continuidade no uso da marca
- Com Informações : Sebrae