Currículo para o primeiro emprego: quais informações devo usar?
Está em busca do primeiro emprego e não tem nenhuma experiência profissional? Confira dicas que vão te ajudar a elaborar um bom currículo!
Quem busca inserção no mercado de trabalho sabe que ter um currículo bem estruturado é importante para conseguir chamar a atenção do recrutador. Mas, como elaborar um currículo sem nunca ter tido uma experiência profissional?
Assim como nos currículos dos profissionais que já atuam no mercado, alguns campos são obrigatórios e também devem ser preenchidos por aqueles que buscam o primeiro emprego.
Mas, atenção! Seja sempre verdadeiro e esteja ciente de que toda informação que colocar no currículo poderá ser questionada pelo recrutador. Por isso, é muito importante que não haja mentira.
Ao começar a elaborar o seu currículo, tome cuidado para que ele não fique muito extenso ou difícil de ler.
Dicas
- Evite erros ortográficos;
- Evite fontes cursivas ou de difícil leitura. Prefira fontes tradicionais, como Arial ou Times New Roman;
- Evite assinar ou colocar data no currículo;
- Evite encher o currículo de cores. Caso queira destacar algum tópico ou informação relevante, use o negrito. Sem exageros.
Informações pessoais
Logo de início, o candidato deve destacar as suas informações pessoais. São elas: nome, nacionalidade, estado civil, idade, endereço e formas de contato (e-mail e telefone).
Nessa etapa, é importante que o candidato não coloque dados desnecessários que farão o currículo ser descartado, como números de documentos pessoais, foto e endereço de e-mail pouco profissionais. A foto só é recomendada caso seja solicitada no anúncio da vaga. Já no e-mail, é aconselhável usar seu nome e sobrenome.
Definindo o objetivo profissional
Ainda que não tenha nenhuma experiência no mercado de trabalho, certamente você tem sonhos e almeja alcançar grandes conquistas profissionais. Por isso, defina seu objetivo com clareza e o direcione para a vaga que deseja concorrer.
Se você está cursando o nível superior na área financeira, por exemplo, pode escrever que está à procura de estágio nessa área profissional.
A dica é sempre adequar o objetivo profissional para cada vaga que for se candidatar, personalizando a frase de acordo com a empresa que receberá o currículo.
Formação acadêmica e conhecimento em língua estrangeira
De acordo com artigo publicado pelo site Vagas.com, nesse campo o candidato pode descrever todas as graduações e cursos complementares que fez, desde que agreguem para o seu objetivo profissional.
As informações devem ser divididas pelos seguintes tópicos:
- Nome do curso;
- Nome da instituição; e
- Ano de conclusão.
Os candidatos que possuem conhecimento em outro idioma também devem citá-los no currículo. Nesses casos, é necessário informar qual o grau de conhecimento em cada idioma, inclusive o nível de proficiência.
Cursos extracurriculares
A internet é uma grande aliada para quem deseja investir em cursos extracurriculares e turbinar o currículo. Alguns sites oferecem cursos gratuitos, como Fundação Bradesco, Fundação Getúlio Vargas, Senac, entre outros.
Ao elaborar o currículo, devem ser listados os cursos que fazem sentido para a vaga que está concorrendo.
Outra forma de valorizar o seu primeiro currículo é destacar certificações e hobbies que ajudem a demostrar o seu perfil e seus conhecimentos.
Informações adicionais
Esse campo pode ser preenchido com todas as informações que podem diferenciar o seu currículo dos concorrentes.
Dentre essas informações essenciais, coloque em destaque aquilo que tem de melhor: formação escolar, idioma, programa de voluntariado ou até mesmo uma experiência fora do mercado formal.
Outra dica é usar esse espaço para incluir informações essenciais que não foram citadas nos outros tópicos, como disponibilidade para viagens e mudanças, se possui alguma deficiência, entre outras.