NOTÍCIAS

Curitiba pode receber primeira decolagem de um carro voador na América Latina em março

Curitiba pode receber primeira decolagem de um carro voador na América Latina em março



A primeira demonstração não tripulada com eVTOL acontecerá entre 22 e 24 de março

 

EHang, empresa chinesa do segmento de mobilidade urbana aérea, escolheu Curitiba para sediar o que será o primeiro voo de uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) na América Latina. Trata-se do equipamento que mais se aproxima dos famosos “carros voadores” da ficção, e muitos esperam que o dispositivo represente uma inovação para a mobilidade urbana em escala mundial. A iniciativa de utilizar a capital paranaense foi apresentada pelo prefeito Rafael Greca na última quinta-feira (19), no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura Municipal

 

O EVTOL É O EQUIPAMENTO QUE MAIS SE APROXIMA DOS FAMOSOS “CARROS VOADORES” DA FICÇÃO, E MUITOS ESPERAM QUE O DISPOSITIVO REPRESENTE UMA INOVAÇÃO PARA A MOBILIDADE URBANA.

 

O prefeito recebeu sócios da AT Global, representantes da EHang em território nacional, e iniciou o procedimento de estudos de viabilidade para a realização das decolagens. Greca explicou:

“O futuro aterrissou na Prefeitura de Curitiba esta tarde. Fomos apresentados ao eVTOL e nós, como cidade inovadora, autorizamos os estudos para que este tipo de veículo faça um percurso nos céus curitibanos. Quero isso o mais cedo possível porque quero que Curitiba entre pela porta da frente no futuro”.

Espera-se que a primeira demonstração não tripulada acontecerá entre os dias 22 e 24 de março, durante a quarta edição do Smart City Curitiba Expo. O político concluiu: “seria um grande presente de 330 anos para Curitiba”.

 

EHang buscará regulamentar voos tripulados de eVTOL junto à Anac
Para que esta ideia se solidifique, as autoridades buscarão regulamentar os voos tripulados deste segmento diretamente com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Alexandre Daltro, CEO da AT Global, mencionou que Curitiba foi escolhida como a “vitrine ideal” para o início das operações de eVTOL na América Latina. O prefeito foi presentado com uma réplica em miniatura do EH216 AAV, um eVTOL que está no mercado para voos tripulados para de dois passageiros.

O PREFEITO FOI PRESENTADO COM UMA RÉPLICA EM MINIATURA DO EH216 AAV, UM EVTOL QUE ESTÁ NO MERCADO PARA VOOS TRIPULADOS DE ATÉ DOIS PASSAGEIROS.
Segundo Daltro:

“Curitiba é uma cidade que oferece todas as condições para testar uma tecnologia disruptiva como o eVTOL. Queremos mostrar para todo o Brasil e América Latina que estamos diante de algo com o potencial de mudar a forma como enxergamos a mobilidade aérea urbana. É uma tecnologia absolutamente segura, já testada em milhares de voos ao redor do mundo.”

Qual é a sua opinião sobre este assunto? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria, e continue acessando as nossas redes sociais para receber notícias diárias sobre tecnologia!

Carro voador desenvolvido pela Embraer receberá R$ 490 milhões de financiamento via BNDES
Carro voador desenvolvido pela Embraer receberá R$ 490 milhões de financiamento via BNDES

Fonte: Bem Paraná, Curitiba Notícias