NOTÍCIAS

Conta de luz da Ampla terá redução de 0,74% para consumidores residenciais

Conta de luz da Ampla terá redução de 0,74% para consumidores residenciais



Moradores de Niterói, São Gonçalo e outros 64 municípios atendidos pela Ampla terão redução de 0,74% em suas contas de luz, a partir desta terça-feira.

Moradores de Niterói, São Gonçalo e outros 64 municípios atendidos pela Ampla terão redução de 0,74% em suas contas de luz, a partir desta terça-feira. Esse percentual, porém, é bem abaixo dos -6,51% propostos pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no fim de 2013, durante uma audiência pública. As tarifas dos clientes de baixa tensão tiveram alta de 0,48%, e os de alta tensão (indústrias e shoppings), 8,11%.

As novas tarifas têm efeito retroativo a 15 de março. A Aneel explicou, no entanto, que a compensação do período de 15 de março até 7 de abril será usada na ocasião do próximo reajuste tarifário, em março de 2015, como um crédito para os consumidores residenciais. A concessionária atende 2,5 milhões de unidades consumidoras em 66 municípios do Estado do Rio, totalizando cerca de 7 milhões de pessoas.

Nesta segunda-feira, a Aneel também reduziu o valor que as distribuidoras de energia terão que pagar para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), durante este ano. Em decisão anterior, a cota da CDE havia sido calculada em R$ 5,6 bilhões, mas os cálculos foram refeitos, incluindo novos aportes anunciados pelo governo, e o valor caiu para R$ 1,66 bilhão