
Conflito em Jenin – Um barril de pólvora
A cidade palestina de Jenin é sem dúvida alguma uma das mais violentas nos territórios ocupados pelos árabes em Israel
A cidade palestina de Jenin é sem dúvida alguma uma das mais violentas nos territórios ocupados pelos árabes em Israel, ontem de noite, em uma operação audaciosa, as Forças de Defesa de Israel cercaram uma casa de um terrorista e o incidente não podia acabar diferente, muito tiro por todos os lados.
No incidente um combatente da unidade especial ficou ferido quando um grupo de simpatizantes do Hamas começaram a atirar tentando impedir a destruição da casa de um terrorista.
O incidente ocorreu por volta da 22:00 quando uma força especial da polícia de Israel e outra das Forças de Defesa de Israel chegaram em Jenin e cercaram algumas casas, entre elas uma de um dos terroristas líderes do Hamas na região da Samaria e outra de um dos líderes do Jihad Islâmico da região.
Ainda segundo o porta-voz da IDF, o combatente foi ferido por volta da meia noite, mas ele foi retirada e levado as pressas para o Hospital Rambam em Haifa e sendo operado a seguir, felzimente ele já encontra-se fora de perigo.
Durante a operação foi realizado processo que é conhecido como "Panela de Pressão" que força os terroristas a se renderem, maquinas de demolição chegam ao local e começam a ameaçar demolir o local sobre eles, o que forçam-nos a se entregar, mas em alguns casos, eles não se entregam e morrem debaixo dos escombros, o que não foi o caso, pois ambos foram presos.
Segundo o prefeito de Jenin, um grupo de terroristas abriu fogo contra os soldados da IDF mas alguns palestinos que estavam atirando pedras contra os israelenses é que ficaram feridos e os dois terroristas foram presos e as casas ficaram em escombros.
Jenin é uma cidade árabe no norte da Samaria, apenas 5 minutos de carro de Megido em Israel e é considerada uma das cidade palestinas mais perigosas, em 2002 ocorreu a Batlha de Jenin, um dos piores conflitos entre isralenses e árabes até hoje.
Na batalha de Jenin morrem 48 terroristas, 5 civis árabes e 13 soldados israelenses. No começo, o que parecia ser um cerco simples de casas de teroristas se revelou como uma batalha sangrenta.
Três grupos terroristas árabes, o Tanzin, o Jihad e o Hamas haviam minado um bairro inteiro alé de fazerem emboscadas contra os soldados de Israel que no final tiveram que apelar para o uso de taques e demolidores pois os terroristas não queriam se render, no final da operação que durou 72 horas cerca de dezenas de contruções foram destruidas e mais umas dezenas danificas.
Os palestinos alegaram que houve um massacre porém as investigações revelaram que a acusação não tinha nenhum base concreta, desde então, Jenin é considerada como ninho do terrorismo e a IDF faz contantes operações de aniquilação de células do terrorismo como a que ocorreu na última noite.
