Confira as dicas para escolher a profissão e evitar frustração no trabalho
O que você vai ser quando crescer? A pergunta já foi feita um milhão de vezes, mas agora chegou a hora de responder e decidir o futuro pra valer.
O que você vai ser quando crescer? A pergunta já foi feita um milhão de vezes, mas agora chegou a hora de responder e decidir o futuro pra valer. É deixar o sonho de ser astronauta ou bailarina de lado e ouvir a voz da experiência… Ou não? Especialistas em recursos humanos alertam para o erro recorrente de jovens que querem seguir os desejos dos pais e deixam de olhar para si próprios quando vão escolher sua profissão.
— A escolha tem que ser autônoma. O aluno tem que gostar daquilo ou não vai ter preparo psicológico para enfrentar dificuldades e vai acabar desistindo na primeira dificuldade. Dinheiro é consequência — alerta o psicólogo Carlos Eduardo Pereira, da Consultoria de Recursos Humanos Top Quality.
O psicólogo Carlos Eduardo Pereira, da consultoria de Recursos Humanos Top Quality, explica que a escolha tem que ser autônoma Foto: Urbano Erbiste / Extra
A dica é válida para evitar profissionais frustrados e arrependidos. Patrick Toledo, de 17 anos, aluno do 3º ano do ensino médio do PH, aposta que não corre esse risco. Quando estava no 8º ano, por influência de um professor, interessou-se por História. E é esse o curso que fará:
— As pessoas da minha família têm mais dúvidas do que eu. Minha mãe disse que tenho que fazer Direito, se não, vou ganhar pouco.
Especialistas aconselham os testes vocacionais rápidos apenas para orientar sobre áreas de atuação. Já a escolha da profissão é mais complexa e exige uma avaliação ampla. A psicóloga Valéria Moreno, coordenadora de Programas Especiais do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RJ), alerta que há um tripé que deve ser usado como base:
— Primeiro, é preciso se autoconhecer, saber o que se tem de melhor, o que desperta o interesse. Depois, uma pesquisa de profissões. Por último, a pesquisa de mercado, que inclui conversa com profissionais da área.
CIEE tem lista de espera para projeto gratuito de orientação vocacional Foto: Divulgação
Testes vocacionais
Popular:
A Universidade Veiga de Almeida (UVA) oferece o serviço de orientação vocacional no campus Tijuca. O atendimento é feito no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), com valor a partir de R$ 2,00. O endereço é Rua Ibituruna, 108.
De graça:
O CIEE tem uma lista de espera para projeto gratuito de orientação vocacional. Os telefones para se cadastrar são: 2505-1233 e 2505-1256.