NOTÍCIAS

Como utilizar a internet e as redes sociais a favor dos seus negócios

Como utilizar a internet e as redes sociais a favor dos seus negócios



Estratégias de marketing digital nas redes sociais são imprescindíveis e geram maior alcance e aumento das vendas.

 

Imagem de destaque do artigo

Vale a pena investir em redes sociais como estratégia de venda? Como as redes podem contribuir com o marketing digital do seu negócio? Atualmente, não dá para pensar no mundo dos negócios sem considerar o contexto da internet, que mudou a maneira como as empresas se relacionam com o mercado e com os clientes.

Sejam sites com conteúdo, programas de uso interno para as organizações, informações, produtos, serviços e mídias sociais, as opções de uso dessa rede mundial são vastas. Tudo que está na internet tem amplo alcance, e a tendência é que ela aumente, ainda mais, o volume de vendas das empresas.

Um exemplo disso é a facilidade de comprar on-line produtos de outros países com apenas alguns cliques. Pela rede, você pode efetuar a compra de produtos ou serviços com cartão de crédito, boleto ou ordem de pagamento. Além disso, quem tem acesso à conta bancária pela internet também pode pagar on-line esses boletos, por exemplo.

Tudo isso feito na hora, pela internet, sem sair de casa. Todos os anos surgem novos aplicativos para facilitar ainda mais a compra e a venda por meio desse mercado on-line. Mas, não é apenas o processo de compra que pode ser incentivado. A interação com o cliente também deve ser aproveitada. 

Como você, empreendedor, pode explorar todo esse potencial da internet? Utilizando, por exemplo, estratégias de marketing digital nas redes sociais. É possível fazer mapeando o perfil dos usuários, girar pesquisas, vendas, contatos, cadastros e promoções. 

As redes sociais aproximam ainda mais as empresas dos clientes, e isso torna ações feitas no ambiente digital uma ótima estratégia de vendas. No mundo dos negócios, tem muita gente on-line e a principal vantagem é que não existe hora para venda. Tudo está disponível a qualquer momento. Basta se conectar.

Algumas das redes sociais mais utilizadas no mundo são: Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter. Você já pensou em usar alguma dessas mídias sociais para promover a sua empresa ou captar clientes? 

Campanhas de marketing podem virar sucesso quase que instantaneamente pelo compartilhamento de informações, que é uma das formas mais rápidas de divulgação e um medidor eficiente sobre o sucesso ou não do que foi oferecido. A empresa de cosméticos Dove, por exemplo, atingiu mais de um milhão de visualizações na campanha “Pela real beleza” em questão de dias. A empresa Coca-Cola investe em campanhas para sua grife de roupas em lojas on-line e para jogar on-line no site da empresa. 

A maioria das fabricantes de veículos disponibiliza em seu site a possibilidade de o cliente montar o carro que deseja comprar, consultar o preço e os opcionais, além de localizar as concessionárias. Em sites de diferentes empresas também encontramos disponíveis serviços como trabalhe conosco, em que o interessado por uma vaga pode cadastrar seu currículo no próprio site.

Tudo isso é marketing. A internet e as redes sociais permitem que as ações sejam realizadas pela empresa por canais digitais para comunicar, atrair e captar clientes. 

Mesmo os empresários que não desejam ir tão longe com marketing de sua empresa devem optar, pelo menos, por um site básico ou uma página nas redes sociais, com informações sobre produtos e serviços e os contatos da empresa.

É importante pensar que tudo que está disponível na internet pode ser utilizado para bons ou maus fins. Lembre-se de que o marketing deve ser profissional. Por isso, tome cuidado com opiniões pessoais e a forma como são tratados alguns assuntos. O ideal é produzir conteúdo de qualidade e relevante, construir uma boa imagem de sua empresa e escutar os seus clientes. 

 

Com Informações : Sebrae