
Colégio em Duque de Caxias tem a maior nota do Ideb na rede estadual da Baixada
Carolina é ex-aluna e hoje vai buscar na escola a sobrinha Loany
Ter alcançado a maior pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as escolas da rede estadual na Baixada não surpreendeu muito os pais e alunos do Colégio Estadual Lia Marcia Gonçalves Panaro, na Vila São Luiz, em Duque de Caxias. Na avaliação deles, a escola — que teve nota 5,1 nos anos finais do Ensino Fundamental — não perde em nada para unidades particulares de ensino.
Tanto que quase toda a família da auxiliar administrativo Carolina Rocha, de 23 anos, estudou no colégio. Hoje é a sobrinha de Carolina, Loany Maria, de 12 anos, que cursa o 7º ano.
— É a melhor da região. Eu, meu marido e minha irmã estudamos aqui. Minha sobrinha veio de uma escola municipal e sentiu muita diferença — contou Carolina.
Rosana Rosendo com a filha Lidiane: ‘ensino igual ao de escola particular’ Foto: Urbano Erbiste / Extra
Também aluna do 7º ano, Lidiane Góes, de 12, começou no colégio em 2015, vindo da rede particular. A dona de casa Rosana Rosendo, de 50 anos, mãe da estudante, conta que o ensino se equipara ao da escola particular:
— O nível é bem parecido. Minha única crítica é em relação à greve. Os alunos ficaram cinco meses sem aulas completas porque alguns professores vinham e outros não. Tinham que valorizar mais esses professores.
Apesar do resultado satisfatório do colégio, que superou a meta de 4,9, a Secretaria estadual de Educação (Seeduc) não permitiu que o “Mais Baixada’’ fizesse a reportagem na unidade.
Também foi em Duque de Caxias a pior nota da rede estadual. O Ciep 171 (José Américo Pessanha) obteve 2,2. A Seeduc alegou que a prova nesse Ciep foi realizada com apenas 29 alunos e que o “Ensino Fundamental está em processo de terminalidade”.
Belford Roxo foi o município com o pior desempenho. Escola Manoel Gomes teve nota 2.2 Foto: Cléber Júnior / Extra
Município com o pior desempenho no estado
Belford Roxo foi a cidade do estado que teve a pior nota no Ideb. A menor pontuação foi da Escola Municipal Manoel Gomes, no bairro São Bernardo: 2.2.
O “Mais Baixada’’ esteve lá, mas não havia aulas devido à greve de professores, que estão com salários atrasados. A Prefeitura de Belford Roxo informou que o pagamento será efetuado nesta terça-feira, dia 20. Sobre a classificação do município, disse que “em comparação à avaliação anterior, a prefeitura teve um crescimento de 33% no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Dessa forma, tendo em vista os avanços no planejamento e na estrutura da educação municipal, a cidade terá um impacto positivo na próxima avaliação”.