Cientistas descobrem misteriosa cratera gigante formada na Sibéria
Uma equipe de cientistas estuda um impressionante fosso gigante, descoberto por pilotos russos enquanto sobrevoavam a península de Yamal, na Sibéria.
Uma equipe de cientistas estuda um impressionante fosso gigante, descoberto por pilotos russos enquanto sobrevoavam a península de Yamal, na Sibéria. A equipe é composta por especialistas, que foram enviados até a zona da descoberta na Região Autônoma de Yamalo-Nenets, onde foi filmada uma gigantesca e misteriosa cratera. O fosso, segundo indica o autor do vídeo, está situado a 30 quilômetros da localidade de Bovanenkovo, e é tão grande que pode-se descer a bordo de vários MI-8 (helicóptero de tamanho avantajado) sem medo de se chocar contra algo. A equipe é composta por um cientista do Instituto da Criosfera da Terra, da Academia de Ciências da Rússia, e dois colaboradores do Centro de Investigação do Ártico.
Fontes vinculadas à expedição disseram que serão recolhidas amostras da água, do solo e do ar do local para averiguar a real situação e, assim, analisar a situação da área. Entre as várias hipóteses existentes sobre a origem do buraco gigante, alguns especialistas acreditam que ele pode ter se originado da queda de um meteoro.
Assista ao vídeo: